terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Fênix Do Gelo

Por Leandro Lainetti

Ele renasceu. Assim como diz a lenda, Petkovic renasceu como uma Fênix. Taxado por muitos - inclusive por este que vos escreve - como ex-jogador em atividade, o sérvio voltou ao Flamengo pagando para jogar. Aceitou reduzir a dívida do clube para jogar novamente pelo rubro-negro. Assim que chegou, foi relegado pelo técnico que, na época, era Cuca. Entrou em poucas partidas e sempre nos minutos finais. Nunca conquistou a simpatia do agora, ex-treinador. Da torcida, sempre recebeu carinho. Apesar de ser visto com desconfiança por alguns torcedores, era visto como ídolo pela maioria. Quando Andrade assumiu, Pet passou a jogar mais, ter mais oportunidades. Começou a mostrar que estava em forma e era capaz de reerguer um time combalido pelas suspensões, lesões e sucessivas derrotas. Pet cresceu e, com ele, cresceu o Flamengo. São 9 jogos invictos. 3 empates, todos fora de casa e, 6 vitórias. 2 meses de invencibilidade. Pet vem fazendo a diferença. A dupla com Adriano vem funcionando e, quando esta não resolve, o "Gringo Mágico" assume o papel de protagonista, sem coadjuvantes. Foi decisivo nas vitórias contra Palmeiras e São Paulo e no empate com o Vitória. No último jogo, marcou dois golaços. Um driblando a defesa e dando um toque sutil na bola. O outro, olímpico.
Além disso, o sérvio trouxe mais experiência, importantíssimo nesta reta final de campeonato e, principalmente, trouxe de volta a "camisa 10". Não como jogador, pois quem a usa é Adriano. Mas como função. Há tempos o time da Gávea não tinha um camisa 10 típico. Gols, passes precisos, organização do time em campo e um pouco mais. Pet apareceu dando carrinho aos 45 do 2° tempo na defesa da equipe, cobrindo o lateral Juan, contra o Palmeiras.
A forma física parece a de um garoto. Joga os 90 minutos de igual para igual com veteranos e novatos. Na parte física. Na técnica, tá difícil de acompanhar o "Vovô-Garoto" versão 2009. A torcida fala em título, mas no clube não se fala em outra coisa que não seja G-4 e humildade. Que os jogadores saibam segurar a euforia imposta pela torcida. Se continuar do jeito que tá, pode ser que o Flamengo arrume muito mais que uma Libertadores. Mas muitos pés no chão e bola na rede. A primeira parte é com a diretoria. A segunda, ninguém tem dúvida que nome precisa gritar: "Pet! Pet! Pet!"

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016 - A Olimpiada É Aqui!

Por Leandro Lainetti




O Rio de Janeiro está em festa. Ontem, na Dinamarca, o COI anunciu a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e, a escolhida foi a Cidade Maravilhosa. Desbancando concorrentes como Madri, Tóquio e Chicago, na final, o Rio entra para a história ao sediar a 1° Olimpiada da América Latina.
Basta agora que os projetos, as obras e os jogos sejam feitos com seriedade, rapidez e, principalmente, muita honestidade. Vontade, amor, carinho, empolgação e muito suor, com certeza não irão faltar. A população precisa ficar em cima e cobrar os resultados prometidos. O Brasil e, acima de tudo, o Rio de Janeiro têm muito a ganhar com os Jogos. Melhrias devem ser feitas no sistema de transportes, saúde, educação e segurança. A capital do Estado é uma cidade partida e combalida por diversas más adminstrações. Nós, como moradores e cidadãos, esperamos que o Rio-2016 sirva para reerguer a nossa cidade.

Boa sorte ao Rio de Janeiro!

Que venha 2016!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Liga dos Campeões - 2° Rodada

Por Leandro Lainetti


Grupo A

Jogando na Alemanha, o Bayern de Munique apenas empatou com a Juventus. O Bayern pressionou a equipe italiana durante toda a partida, mas não conseguiu furar o bom bloqueio armado pelo técnico Ciro Ferrara. Com o 0x0 a equipe de Turim, cai para 3° posição e segue sem vencer na competição já que, na 1° rodada, empatou com o Bordeaux em casa. Com o empate, o Bayern continua em 1°, porém, com o mesmo número de pontos do time francês que, jogando em casa, teve muito trabalho para derrotar o Maccabi Haifa por 1x0.

Grupo B

No duelo entre os atuais campeões dos campeonatos Alemão e Inglês, vitória do Man Utd de Anderson, sobre o Wolfsburgo de Grafite. Jogando em Old Trafford o Wolfsburgo tentava surpreender. O time inglês atacava e os alemães respondiam com contra-ataques perigosos. A etapa inicial não teve bola na rede, mas a segunda, não deixou a desejar. Logo no início, em um rápido contra-ataque o bósnio Dzeko abriu o marcador para os Lobos. O Man Utd, porém, não se deixou abater. 4 minutos depois empatou com Giggs, em ótima fase. E, 8 minutos mais tarde o time de Sir Alex Fergunson viraria o placar. Em boa trama de ataque, Carrick acerto belo chute, sem chances para o goleiro Benaglio. Os Diabos Vermelhos se isolaram na liderança do grupo com 6 pontos. O time de Grafite vem logo atrás com 3, junto com o CSKA que bateu o Besikitas, em casa, pos 2x1 e perde apenas no saldo de gols. Os turcos ficaram na lanterna do grupo sem nenhum ponto.

Grupo C

Jogando em Madri, o Real precisou de apenas 6 minutos para destruir o Olimpique. O 1° tempo foi equilibrado com leve vantagem para o time de Kaká. Já no 2°, o panorama mudou. O Real partiu para cima e aos 13 minutos, após receber lançamento de Pepe, Cristiano Ronaldo tocou na saída do goleiro para abrir o placar. 2 minutos depois, o português fez bela jogada pela esquerda. Quando invadiu a área foi derrubado e o árbitro acertou ao marcar o penalti. Kaká converteu e o time espanhol ampliou. Aos 19 minutos, o golpe de misericórdia. Após passe de Kaká, Benzema teve apenas o trabalho de deixar o melhor do mundo livre, livre, para fazer o 3°. Fim de papo no Santiago Bernabéu.

Quem fez vergonha foi o Milan. Jogando no San Siro, a equipe de técnico Leonardo perdeu de 1x0 para o modesto FC Zurich. Ronaldinho Gaúcho começou no banco, mais uma vez e, quando entrou, não alterou o resultado. O gol do time suiço foi marcado por Tihinen, de letra, após cobrança de escanteio. O Real lidera o grupo com 6 pontos, Milan e Zurich tem 3 e o Olimpique ainda não pontuou.

Grupo D

No duelo que pode fazer a diferença na briga pelo 2° lugar do grupo, o Porto vence o Atlético de Madri, no Estádio de Dragão, por 2x0 e assumiu a vice-liderença do grupo. O jogo foi movimentado desde o início, mas o Porte esteve sempre mais perto do gol. E amobs saíram só no fim do 2° tempo. No primeiro, o brasileiro Hulk cruzou e Falcão Garcia mandou de letra para o fundo do gol. Golaço. Seis minutos depois, após a bola bater no travessão, o português Rolando aproveitou a sobra e decretou o placar. No outro jogo da chave, o Chelsea venceu pelo placar magro de 1x0. Jogando fora de casa, os Blues venceram o Apoel, do Chipre, com mais um gol de Anelka. O time de Carlo Ancelotti lidera o grupo D com 6 pontos, seguido por Porto com 3 e Atlético e Apoel com 1.

Grupo E

O Liverpool foi à Florença tentar a 7° vitória seguida e, não conseguiu. A equipe inglesa foi derrotada por 2x0 pela Viola, com dois gols do jovem sérvio Jovetic, de apenas 19 anos. Não conseguindo impor o seu melhor futebol, o time de Rafa Benítez foi pressionado e derrotado. Com o placar, além de perder a boa sequência de vitórias, a equipe caiu para a 3° posição, com 3 pontos. Com os mesmo 3 pontos, porém com melhor saldo de gols, a Fiorentina assumiu a 2° colocação. O líder do grupo é o Lyon, com 6. A equipe francesa foi até a Hungria enfretntar os donos da casa, o Debreceni e, não teve maiores problemas para golear por 4x0. Os húngaros seguram a lanterna do grupo sem ter somado ponto algum até o presente momento.

Grupo F

Jogando no Camp Nou, o Barcelona não teve dificuldades para bater o Dinamo de Kiev por 2x0. O time catalão apresentou um bom futebol, como de costume, com toque de bola rápido e sempre com a genialidade de seus principais jogadores. Os gols foram marcados pelo craque argentino Messi e pelo jovem Pedro. O Barça assumiu a ponta do grupo com 4 pontos e o Dinamo continua na vice-liderança com 3. A Inter de Milão continua sofrendo nesta temporada. Novamente apresentando um futebol abaixo do esperado, a equipe italiana apenas empatou com o modesto Rubin Kazan por 1x1 fora de casa e, segue na 3° colocação com apenas 2 pontos. O time russo é o lanterna com 1.

Grupo G

O Sevilla foi até a Escócia e não teve trabalho para bater os donos da casa. Com gols de Konko, Kanouté, Adriano e Luis Fabiano a equipe espanhola goleou o Rangers por 4x1 e, assumiu a liderança isolada do grupo com 6 pontos. O Stuttgart empatou com o Unirea e segue na 2° posição com 2 pontos. Unirea e rangers tem 1. Grupo moleza para Luis Fabiano e seus companheiros.

Grupo H

Jogando pela primeira com Zico à beira do campo, o Olympiacos foi até a Inglaterra enfrentar o Arsenal. O goleiro Nikopolidis ia garantindo 1 pontinho para a equipe com defesas salvadoras. Porém, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O ditado funcionou e, aos 33 minutos do segundo tempo, Van Persie abriu o placar para os Gunners. Arshavin ainda sacramentou o placar com um belíssimo gol de letra. Com este resultado, o Arsenal lidera com 6 pontos seguido por Olympiacos com 3 e, Standard Liége e AZ Alkmaar com 1, ponto este conseguido pela duas equipes num péssimo jogo realizado entre ambas e que temrinou com o placar de 1ax1.