segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma lenda chamada Usain Bolt

Por Thiago Mendes


A disputa agora é pelo 2º lugar. O ouro já tem dono. Um mito. Um monstro. Quem vê Usain Bolt correndo acha até que é fácil. Ele faz parecer fácil.

Quem esteve no Estádio Olímpico de Berlim nesta última semana acompanhando o mundial de atletismo, foi testemunha da consagração de um verdadeiro campeão.

Antes de correr, Bolt faz graça, brinca, se diverte. Nem parece que vai disputar uma medalha de ouro em um campeonato mundial. Ao seu lado, atletas sérios, concentrados, compenetrados. Parecem tentar descobrir uma fórmula mágica para vencer aquele jamaicano irreverente. Mas não dá. O ouro é dele. Tanto nos 100m quanto nos 200m. Com recorde, é claro, com folga.

A vitória é garantia de mais graça e mais palhaçada, o povo, é claro, se diverte. E é esse povo que, daqui há 20, 30, 40 anos vai poder dizer: Eu vi de perto Usain Bolt.

Ah, já ia esquecendo... Ganhou o ouro também no revezamento 4x100m jamaicano.

O Futebol do Rio de Janeiro Continua...

Por Leandro Lainetti

Caótico. Horroroso. Péssimo. Lastimável. Decepcionante. Escolha estas palavras ou outras tão ruins quanto, para definir o futebol do Rio de Janeiro. Um clube na Série B (mesmo liderando), outros dois na ZR da Série A e, o último, se aproximando perigosamente da mesma.

O Vasco não fez mais do que sua obrigação. Com um elenco equilibrado, de nível médio, com alguns bons destaques individuais e um excelente técnico, o clube, enfim, é o líder da Série B. No último jogo goleou o Ipatinga por 4x0, com direito ao melhor público de todas as divisões do Campeonato Brasileiro (76 mil pagantes e quase 80 mil presentes) e assumiu a ponta. Show do Vasco, sábado, no Maracanã.

Mesmo estádio onde na tarde de domingo ocorreu o inverso.

O Fluminense entrou em campo como lanterna da Série A e, fez um enorme esforço para sair dele com o mesmo status. Tentou e conseguiu. Graças ao goleiro Rafael arrancou um ponto. O Barueri perdeu muitas chances de gol e o placar não saiu do zero. O tricolor continua sem um padrão tático e sem quantidade e qualidade no elenco. Assim não há milagre que resolva. O Flu precisa ganhar 10 jogos. Antes eram 10 em 19, depois 10 em 18 e, agora, 10 em 17. A cada rodada as 10 vitórias permanecem, mas o número de jogos restantes diminui. O caixão está dentro do buraco, só falta jogar a terra em cima.

Enquanto isso, no Pacaembu...

O juiz errava tudo e, Botafogo e Corinthians se jogavam ao ataque em busca dos gols. Ambom conseguiram com sucesso, igualdade, beleza e uma ajudinha do árbitro. Gol de mão, gol em lance de falta inexistente, gol de penalti também inexistente, um verdadeiro show de horrores! O time de Estevam Soares começa a ganhar forma e jogou de igual para igual com o de Mano Menezes, que mesmo desmontado, tem mais qualidade. Mas o Botafogo sempre parece ter medo de ganhar, pode vencer o jogo mas empata. Quando pode empatar, perde. Diferente do Flu, acho que o alvinegro não cai, mas vai brigar até o fim para ficar longe da ZR.

Já o Flamengo alcançou a terceira derrota seguida. Com diversos jogadores machucados e suspensos rodada após rodada, o rubro-negro anda entrando em campo com um time desentrosado e inexperiente. As crias da Gávea entram na fogueira e não conseguem render o mínimo que poderiam. O clube que visava o G4 já pensa em rebaixamento. Os problemas estão longe de acabar. Se David e Aírton voltam na próxima partida, Adriano, Willians e Everton Silva já estão fora. Se a maré não mudar periga os três clubes do Rio ficarem na ZR daqui à algumas rodadas.

Retrato fiel da má administração política e financeira do futebol carioca.

Lamentável.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Seleção Brasileira

Por Leandro Lainetti

Ele está de volta! A única novidade na Seleção Brasileira para os jogos contra Argentina e Chile é o retorno de Adriano, O Imperador. O resto da lista é a mesma de sempre. A única alteração é a convocação de Lucas, devido a lesão de Kléberson.

Dunga continua coerente e mantendo uma base que vem dando certo desde que ele assumiu. Claro que a lista nunca será unânime e sempre sofrerá alguma constestação. Mas, no momento, são poucas as reclamações, até porque os resultados não permitem tanta chiadeira por parte da torcida e imprensa.

Os goleiros são Julio Cesar e Victor.
Os zagueiros continuam na mesma também. Lucio, Juan, Luisão e Miranda.
Na lateral direita tudo resolvido: Maicon e Daniel Alves. Na esquerda, os mesmos jogadores da última partida: André Santos e Filipe.
No meio a Lucas se une a Kaka, Josue, Julio Baptista, Gilberto Silva, Ramires, Elano e Felipe Melo.
No ataque o artilheiro Luiz Fabiano continua com as companhias de Robinho e Nilmar e ganha um rival pela posição, Adriano.

Eu gosto desta lista, mas ainda acho que algumas experiências poderiam ser feitas. Talvez Kléber, atacante do Cruzeiro, Alex, meia do Fenerbache e, um ou outro jogador que não me recordo. Mas acho que essa lista não está fechada e, dentro de um ano, a veremos um pouco modificada.

Quanto a convocação de Adriano, acho que foi mais pela experiência e respeito dos adversários do que propriamente pelo futebol. Ele está jogando bem e vem fazendo os gols, mas talvez ainda não fosse a hora. De qualquer forma também não há um grande atacante para ocupar essa quarta vaga no ataque, então, a convocação é bem vinda. Até porque os argentinos temem Adriano e esse pode ser um fator a favor do Brasil no jogo complicadíssimo que se espera.

Boa sorte à Selção e a Adriano.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uma chance para recomeçar.

RESUMÃO DO 1º TURNO
Por Thiago Mendes

O Fluminense tem diversos motivos para esquecer o 1º turno do campeonato brasileiro. Em 19 jogos somou apenas 15 pontos. Foram apenas 3 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Desempenho pífio para um clube da grandeza do Fluminense.

Para escapar do pesadelo do rebaixamento, o time terá que fazer campanha três vezes melhor que a realizada até então. Tarefa complicada para um time bastante limitado. A ordem é clara: Esquecer o que passou e focar o futuro para trilhar novos (e bons) rumos na competição.

O time começou bem, vencendo o poderoso São Paulo, no Maracanã. Depois disso alguns empates bobos e uma nova vitória, esta em cima de um de seus rivais, o Botafogo. Parecia que engrenaria. No entanto, uma sequência de maus (para não dizer péssimos) resultados, somados à eliminação na Copa do Brasil, passaram a assombrar o cargo do até então treinador Carlos Alberto Parreira.

Thiago Neves foi embora para a Arábia e, mesmo não tendo atuações brilhantes, fez falta ao time, que ainda sente falta de um homem para armação. A chegada de Ruy deu qualidade (mesmo que pouca) a um dos setores mais carentes do time, a lateral direita.

Para piorar, o artilheiro do time, Fred sofreu uma gravíssima lesão na região da virilha e segue sem data pra voltar. A derrota, em casa, para o Santo André foi a gota d’água que acabou com a demissão do experiente Parreira. Seu auxiliar, Vinicius Eutrópio, assumiu o comando e não resistiu a duas derrotas, uma delas de 4x1 para o Goiás no Maracanã

O Fluminense recorreu então a uma velha solução: Renato Gaúcho assume o tricolor, de novo. Ele, aliás, foi quem deu o aval para a contratação de Roni, jogador que tem mostrado bastante empenho e vontade durante as partidas. Roni vem formando dupla com Kieza, que não havia tido oportunidades com Parreira. Kieza, titular por conta da contusão de Fred, tem marcado gols importantes e é uma das boas revelações do clube neste ano (foi contratado junto ao Americano após o campeonato carioca).


O time chegou a apresentar melhoras, mas a série de resultados adversos continuou até o Flu golear o (fraco) Sport por 5x1.

Na última rodada do turno inicial, quando parecia que embalaria, o Fluminense perdeu no Maracanã um confronto direto que poderia tirá-lo da tão temida zona do rebaixamento. Mas não, O Coritiba passou por cima do time comandado por Renato Gaúcho e afundou o Fluminense em uma crise que parece cada vez mais longe do fim.

O Fluminense precisa vencer 10 vezes em 19 partidas para alcançar o número de 45 pontos, considerados suficientes para livrar uma equipe do rebaixamento.

sábado, 15 de agosto de 2009

O novo Real Madrid

Por Thiago Mendes


Como é bonito de ver esse novo time do Real Madrid jogar. Não é um time pronto e entrosado mas já é possível se encantar com a qualidade técnica destes galácticos.

Me impressiona demais a inteligência e genialidade do Kaká. Não está 100% fisicamente, não está com ritmo de jogo e ainda assim é notável uma diferença para os demais. Vê muito bem o jogo, é solidário e não faz marketing algum, como seu companheiro Cristiano Ronaldo. Não que o português seja ruim, longe disso. É muito habilidoso. Penso apenas que o valorizam mais do que ele realmente é.

Quando juntam-se Kaká, Cristiano Ronaldo, Benzema, Raul, Xabi Alonso e outros, é difícil não se impressionar com o belo e rápido toque de bola.

Ainda se dá ao luxo de ter Robben, Van der Vaart, Sneijder e outros no banco de reservas...

Na marra, Vasco vira e vence a Portuguesa

Por Thiago Mendes




René Simões estreou no comando da Lusa com derrota. Começou vencendo quando, logo aos 4 minutos, Dinei abriu o placar. O jogo era dominado pela Portuguesa, que tocava bem a bola e via um Vasco perdido em campo. A marcação era eficiente e não dava liberdade para os atacantes do time carioca. Foi um primeiro tempo bastante disputado e cheio de alternativas para ambos os lados depois que o Vasco se encontrou na partida.

O segundo tempo foi ainda mais pegado. As duas equipes tiveram chances de marcar. O jogo foi tenso. Reflexo disto foram as quatro expulsões da partida, três da Lusa e uma do Vasco. Aos 11, Gian empatou a partida de cabeça. Com o placar totalmente em aberto as duas equipes buscavam a vitória. Melhor para o Vasco que, aproveitou bem um contra ataque para marcar. Gol de Adriano depois de boa jogada de Elton pela linha de fundo. O cruzmaltino ainda teve um pênalti aos 49, cobrado e convertido por Elton. 3x1 com méritos.

Pra mim, não resta dúvidas que o Vasco subirá para a série A. Digo mais, aposto que será o campeão.

Quanto à Portuguesa, tem grandes chances de obter o acesso. Time para isso tem. Basta trabalhar sério e buscar sempre a vitória.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Resumão do futebol do Rio

Por Thiago Mendes


Amanhã é dia de Fla-Flu no Maraca!

Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pela primeira vez em uma competição internacional. A partida é válida pela 1ª fase da Copa Sul-Americana.
O time do Flamengo é melhor, tem mais opções de ataque e jogadores qualificados, além do artilheiro Adriano. O Fluminense está em ascensão, mas ainda segue oscilando bons e maus momentos durante as partidas.
Renato Gaúcho deverá utilizar 11 jogadores considerados reservas, enquanto Andrade pretende entrar com seus titulares. A soma de todos esses fatores dá ao Flamengo o status de favorito para o jogo.



Fim de linha para Ney Franco

Ney Franco não é mais o técnico do Botafogo. Mais uma vez os (maus) resultados derrubaram um treinador no futebol brasileiro. Acertou a diretoria? Só o tempo dirá. A verdade é que o Botafogo, que começou muito mal no campeonato, tinha melhorado e vinha conseguindo bons resultados, até perder para o São Paulo, no Morumbi (o que não é demérito algum). No entanto, o que pode, e deve, ter pesado na demissão de Ney foi um lance o corrido na derrota para o Atlético/PR. Depois de Ney dar a ordem para Lucio Flavio cobrar um pênalti, André Lima pegou a bola e desobedeceu a ordem do treinador. Lance de total descaso com a autoridade e falta de comando. o Atacante desperdiçou a cobrança, o que agravou ainda mais a situação, criando uma grande polemica.

Ney Franco não perdeu tempo e já acertou com o Coritiba que, no domingo, demitiu René Simões após derrota para o Cruzeiro.

O Botafogo deverá acertar com Estevam Soares, treinador do Barueri.



Vasco mira o topo da tabela

Hoje é dia de Vasco na segundona. O Cruzmaltino enfrentará o América/RN, em Natal. A vitória e um tropeço do Atlético/GO darão à equipe de Dorival Junior a liderança da série B. Excelente chance de assumir a 1ª colocação para não sair mais.

O Vasco não está definido, mas deverá ir a campo com: Fernando Prass; Amaral, Vilson e Gian; Alex Teixeira, Nilton (Enrico), Souza, Carlos Alberto e Ramon; Adriano (Robinho) e Elton.



Flamengo bate o martelo: Emerson fica!

Após ser dada como certa a transferência do atacante Émerson para o futebol Árabe, o Flamengo anunciou que o companheiro de Adriano no ataque rubro-negro não sai. O próprio jogador chegou a pensar em desistir da negociação ao ver e ouvir a imensa torcida do Fla pedindo para ele ficar, domingo no Maracanã.
Acertou a diretoria. É difícil ver uma cúpula de futebol recusar um bom dinheiro por um jogador. Os cartolas fizeram as contas e perceberam que o entrosamento de Émerson e Adriano vale mais que o valor oferecido pelos árabes.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Isso sim é Fluminense!

Por Thiago Mendes

Após dois meses sem saber o que é vencer, o Fluminense voltou a sentir o gosto do triunfo. E foi em grande estilo. Vitória por 5x1 para cima do Sport, no Maracanã.

Um resultado como este é para ser comemorado. Pode ser o inicio da reação do tricolor no campeonato brasileiro. Mas, não pode haver euforia. A situação ainda não é boa. Foi somente uma partida.

O Fluminense fez um primeiro tempo impecável. Não perdoou o Sport e tratou de abrir logo 3x0 (Kieza, duas vezes e Roni).

O segundo tempo não teve fortes emoções. Wellington Monteiro fez pênalti infantil, que resultou no gol de Vandinho. Mas Carlos Eduardo marcou um belo gol para tranqüilizar os tricolores. Maicon, de calcanhar, no finalzinho do jogo, ampliou o marcador após linda jogada de Conca.

O que mais marcou na partida de ontem foi o espírito que demonstraram os jogadores do Flu. Muita entrega, dedicação, vontade. Parte dessa força veio da arquibancada. A torcida compareceu e não parou de apoiar o time um minuto sequer. Contudo, o alerta ainda tem que ficar ligado, afinal, o time pernambucano é um time fraco e não ofereceu perigo ao Fluminense.

O Fluminense deixou de ser o último colocado na competição, mas permanece na zona de rebaixamento. Vamos torcer para que a bela vitória de ontem dê força e moral para o time na seqüência de jogos que tem pela frente.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comentários Pré 17ª Rodada

Por Leandro Lainetti

Jogos de hoje.

Fluminense x Sport
O Fluminense precisa urgentemente da vitória. O Soport também. Após as vitórias de Náutico e Atlético-PR, ontem, a situação dos clubes ficou um pouco mais desesperadora. O Sport vem com 3 desfalques para a partida. Já o Flu conta com o retorno do lateral Ruy. O Flu é o lanterna do campeonato com 11 pontos. O Sport é o vice-lanterna com 13. Quem perder estará perdido. Quem ganhar respira um pouco, muito pouco e, se houver empate, os dois se abraçam e afundam juntos. Jogo nervoso e muito disputado. Pode anotar.

Barueri x Vitória
O Barueri tenta recuperar o bom futebol apresentado até aqui e quebrar a sequência de 4 jogos sem vitória. A equipe baiana também deu uma caída de produção e pretende fazer jogo dura para sair de Bauru com o resultado positivo. Bom jogo na Arena Barueri.

Palmeiras x Grêmio
O Palmeiras tenta se isolar ainda mais na liderança na noite de hoje. Jogando em casa, contra o Grêmio, a equipe de Muricy Ramalho deve partir pra cima. O Grêmio tenta repetir as boas atuações que tem feito em casa, porque quando sai, é um verdadeiro desastre. O clube ganhou apenas 1 ponto fora de casa. Se conseguir jogar como faz no Olímpico, o Palmeiras terá um adversário duríssimo. Senão, atropelará o Grêmio com extrema facilidade. Bom jogo de se ver.

Amanhã, a análise completa da rodada.

Noite Ruim Para Os Cariocas

Por Leandro Lainetti

Uma noite para esquecer. No Serra Dourada, O Flamengo entrou em campo sonolento, sem objetividade e apenas viu o Goiás jogar. Dênis Marques, totalmente sem ritmo, falhou na marcação da bola aérea e Amaral marcou o primeiro do Goiás. Sem um camisa 10 o Flamengo dependia dos chutões pra frente. Nada feito. Kléberson era peça nula em campo. E alguns minutos depois o Goiás chegou ao segundo gol. A bola sobrou na área, Willians ia tirar mas tomou uma cotovelada de Léo Lima na nunca, ojuiz, Héber Roberto Lopes, na frente do lance não viu e o jogador do Goiás fez o segundo. O Fla voltou com duas alterações após o intervalo. Petkovic no lugar de Kléberson e Bruno Paulo no de Dênis Marques. As alterações surtiram efeito e logo com 1 minuto, Adriano sofreu penalti de Rafael Tolói. O juiz não marcou,mas na sequência do lance, outro penalti em Adriano e, sessa vez, ele deu. O próprio Imperador cobrou e diminuiu. O Fla começou a pressionar e, aos 33, Pet fez linda jogada e acertou belo chute no canto de Harlei. 2x2 e festa rubro-negra. Depois do gol o erro. O Fla recuou. Andrade mexeu mal e colocou Lenon no lugar de Fierro. O Goiás veio pra cima e, aos 45, após boa jogada de Léo Lima, Iarley decretou a vitória alviverde. Triste fim para um time que, mais uma vez, entrou em campo dormindo, tomou o gol, mas soube reagir. Hora do Flamengo acordar.

O Botafogo foi ao Morumbi e saiu na frente com o gol de Lucio Flávio, o primeiro dele após o retorno. Pena que a defesa estava em noite pouco inspirada. Primeiro, um penalti infantil do goleiro Castillo em Hugo. Jorge Wágner bateu e converteu. Depois André Dias ganhou fácil a dividida e tocou para Washington, sozinho, fazer o segundo gol. No Segundo tempo o panorama não mudou muito. O Botafogo atacou pouco e o São Paulo diminuiu o ritmo. Mesmo assim chegou ao terceiro gol. Após cobrança de tiro de meta, Borges ganhou a cabeçada e a bola sobrou para Dagoberto. Ele ganhou na corrida e tocou por cobertura, na saída de Castillo. 3x1 e placar sacramentado. Notas tristes para o Bota na partida: as lesões do estreante Michel, do meio-capo Renato e a suspensão de Juninho para a próxima partida pelo terceiro cartão amarelo. O jogo contra o Atlético-PR pode ser complicado e, se o capitão, pode ser mais complicado ainda.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Comentários Pré 17ª Rodada

Por Leandro Lainetti

Jogos de hoje.

Cruzeiro x Atlético-PR
Jogando em casa, contra um time que está no Z4 e com o retorno de Kléber, o Cruzeiro tem tudo para sair do Mineirão com uma boa vitória e subir na tabela. Já o Atlético terá que jogar muito mais futebol do que vem jogando se quiser bater a Raposa nos seus domínios. Gerson Magrão trocou o clube mineiro pelo Dinamo de Kiev, ex-clube do atacante Kléber.

São Paulo x Botafogo
Duelo interessante. E franca recuperação o São Paulo está invicto há 5 jogos e conta com a boa fase de Dagoberto para tentar a vitória. Já o Glorioso está invicto há 7 partidas e tentará mais um bom resultado fora de casa. O Botafogo estará desfalcado de André Lima, suspenso e, Reinaldo, que voltou a sentir o tornozelo. O time carioca deve fazer a estreia do lateral Michel.

Avaí x Santo André
Invicto há 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate o Avaí joga em casa, hoje à noite, contr o Santo André. Ao contráro d adversário, o time do ABC paulista está em má fase. Perdeu 4 e empatou 1 nos últmos 5 jogos. Embalado e dentro de casa, o Avaí vai ser um adversário indigesto para o Santo André.

Goiás x Flamengo
Contando com a presença da sua enorme torcida em Goiania e a provável estreia de Denis Marques, o Flamego espera surpreender o Goiás, fora de casa. Em terceiro lugar, fazendo excelente campanha, o alviverde é um time duríssimo de se ganahr dentro de casa. Julio Cesar e Iarley estão em excelente fase. E Até o desacreditado Léo Lima vem jogando bem. O Goiás apresentou hoje, o atacante Fernandão, que retorna do futebol árabe. Excelente reforço.

Náutico x Corinthians
Depois da boa partida no Maracanã, contra o Flamengo, o Náutico tenta repetir o desempenho para vencer o Corinthians, nos Aflitos. O Timbu está em penúltimo lugar com apenas12 pontos. Já o Timão, vem de 3 resultados ruins e espera acabar com a sequência hoje, com a ajuda do estreante Edu, ex-Valência, que começará o jogo como titular.

Coritiba x Santos
Contando com a estreia de Thiago Gentil (aquele atacante que rodou por muitos clubes e não parou em nenhum), o Coritiba tenta escapar da posição perigosa e que se encontra, perto do Z4. Já a equipe santista, conta com a estreia do ex-Coritiba, o volante Rodrigo Mancha. em décimo segundo, o Peixe tenta subir na tabela para se afastar aindamais da zona de perigo.

Amanhã, os jogos do dia.

sábado, 1 de agosto de 2009

Pra não sair mais!

Por Thiago Mendes

O Vasco entrou em campo sabendo o que precisava fazer: Vencer. Diante de uma rodada com resultados muito favoráveis, uma vitória simples recolocaria o Vasco no tão almejado G4.

O caminho rumo à vitória pareceu facilitado quando, logo aos 3 minutos de jogo, Ramon caiu dentro da área e o árbitro assinalou pênalti (inexistente). Carlos Alberto cobrou com a categoria habitual e abriu o placar.

Depois do gol, o Vasco recuou e o Juventude se lançou ao ataque buscando o empate. No entanto, o time de Caxias do Sul não era preciso e errava demais. O Vasco aproveitou a fragilidade do time da casa para ampliar. Souza arriscou de muito longe e contou com a ajuda do goleiro Juninho (ex-Atlético/MG) e fez 2x0.

Quando o primeiro tempo parecia que ia acabar sem maiores emoções, o bom meio-campo Zezinho, de apenas 17 anos, entrou na área e foi atropelado por Vilson. Pênalti claro bem cobrado por Mendes, que fez o time descer para o vestiário com uma desvantagem menor. 2x1 Vasco.

O segundo tempo foi marcado pela falta de técnica. O jogo foi muito fraco, com pouquíssimas jogadas de inteligência. O Juventude se atirou ao ataque, buscando insaciavelmente o gol de empate, porém faltava qualidade para criar e finalizar as jogadas.

O Vasco buscava as oportunidades nos contra-ataques. E conseguiu. O atacante Adriano desperdiçou excelentes chances para ampliar o placar. Em duas oportunidades a bola tocou na trave e em outra o zagueiro salvou em cima da linha. Faltaram técnica e visão de jogo (em uma das jogadas, Carlos Alberto estava sozinho na marca do pênalti). O Juventude ainda teve um jogador expulso após entrada desleal em Carlos Alberto.

Com o resultado, o Vasco subiu para a segunda colocação (apenas três pontos atrás do líder Atlético/GO).

Bom resultado para um time que jogou um futebol um pouco melhor do que o adversário. Jogo digno de série B. Fraquíssimo.

Com pinta de Fenômeno!

Por Thiago Mendes

Há tanto tempo ser ter um ídolo na natação, o Brasil viu e se emocionou com um novo fenômeno do esporte nacional. César Cielo, de 22 anos, mostrou ao mundo que é, sem sombras de dúvidas, um vencedor.

Após as duas medalhas (ouro nos 50 e bronze nos 100) nas olimpíadas de Pequim, no ano passado, Cielo voltou a mostrar que é um atleta de altíssimo nível. No mundial de esportes aquáticos, que está sendo realizado em Roma, o brasileiro conquistou duas medalhas de ouro, com direito a recorde em ambas.

Nos 100 metros livres, Cielo não só venceu o campeão olímpico Alain Bernard como quebrou o recorde mundial com o tempo de 46s91.

Já nos 50 metros livres, prova em que é especialista, César sagrou-se campeão com o tempo de 21s08, batendo o recorde da competição e o sul-americano.

Cesão, como é chamado pelos amigos, sai da piscina do Foro Itálico consagrado e com milhares de fãs em todo mundo.

Parabéns, Cielo!

Chance boa pra embalar

Por Thiago Mendes

Há dez jogos sem vencer, o Fluminense terá uma nova chance de se reerguer no campeonato brasileiro, neste domingo, contra o Atlético/PR. Com muitos desfalques, o tricolor poderá ter a estreia do atacante Roni – ele deverá começar a partida ao lado de Kieza. A partida será em Londrina, devido a uma punição ao Furacão.

O time comandado por Renato Gaúcho tem apresentado melhoras significativas dentro de campo. Contudo, a vitória ainda não veio: Foram 3 jogos, 2 derrotas e 1 empate.

O lateral direito Ruy volta à equipe após cumprir suspensão. Quem também retorna ao grupo é o atacante Alan, que estava defendendo a seleção sub-20. Marquinho e João Paulo, que levaram o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, são desfalques. O tricolor segue sem poder contar com Fred, Tartá e Cássio, machucados.

Após a saída de Waldemar Lemos, o Atlético terá Riva Carli como interino. Ele não poderá contar com Alex Mineiro e Wallyson, que sentiram lesões durante a semana.

O jogo tem tudo para ser bastante disputado, já que ambas as equipes passam por fase difícil, brigando contra o rebaixamento.

Pedreiras À Vista

Por Leandro Lainetti

Botafogo e Vasco jogam hoje pelas Séries A e B, respectivamente. Ambos estão longe de terem jogos tranquilos. O Vasco encara o Juventude, invicto há 4 jogos, no Alfredo Jaconi, às 16:00, sobre um frio de 2 graus, alambrado colado ao campo, e sem lateral direito. Paulo Sérgio e Fágner seguem machucados e, quem deve ocupar a lateral é o volante Paulinho. Alex Teixeira disse que espera repetir a atuação da última partida, quando foi o melhor jogador da equipe cruzmaltina. Élton tem o seu retorno confirmado após cumprir lesão e Aloísio tem chances de ficar no banco.

Já o Botafogo encara uma das sensações do campeonato, o Barueri. A equipe do interior paulista vem em má fase já que perdeu dois e empatou um, nos três últimos jogos. O jogo está longe de ser fácil. O Barueri costuma sair pro jogo, contra o próprio Internacional, na última partida, perdia por 2x0 e chegou a empatar e é um time muito perigoso. Pelo lado do Fogão, são seis jogos invictos e a motivação de conquistar os três pontos para se afastar cada vez mais da zona da degola. Reinaldo pode voltar ao time titular no jogo de hoje, apesar de André Lima estar na frente pela posição.

Não tem vida fácil hoje para os cariocas. Hora de correr e garantir os três pontos. O Vasco para entrar no G4 da B e o Botafogo para fugir do G4 do mal na A.