segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Futebol do Rio de Janeiro Continua...

Por Leandro Lainetti

Caótico. Horroroso. Péssimo. Lastimável. Decepcionante. Escolha estas palavras ou outras tão ruins quanto, para definir o futebol do Rio de Janeiro. Um clube na Série B (mesmo liderando), outros dois na ZR da Série A e, o último, se aproximando perigosamente da mesma.

O Vasco não fez mais do que sua obrigação. Com um elenco equilibrado, de nível médio, com alguns bons destaques individuais e um excelente técnico, o clube, enfim, é o líder da Série B. No último jogo goleou o Ipatinga por 4x0, com direito ao melhor público de todas as divisões do Campeonato Brasileiro (76 mil pagantes e quase 80 mil presentes) e assumiu a ponta. Show do Vasco, sábado, no Maracanã.

Mesmo estádio onde na tarde de domingo ocorreu o inverso.

O Fluminense entrou em campo como lanterna da Série A e, fez um enorme esforço para sair dele com o mesmo status. Tentou e conseguiu. Graças ao goleiro Rafael arrancou um ponto. O Barueri perdeu muitas chances de gol e o placar não saiu do zero. O tricolor continua sem um padrão tático e sem quantidade e qualidade no elenco. Assim não há milagre que resolva. O Flu precisa ganhar 10 jogos. Antes eram 10 em 19, depois 10 em 18 e, agora, 10 em 17. A cada rodada as 10 vitórias permanecem, mas o número de jogos restantes diminui. O caixão está dentro do buraco, só falta jogar a terra em cima.

Enquanto isso, no Pacaembu...

O juiz errava tudo e, Botafogo e Corinthians se jogavam ao ataque em busca dos gols. Ambom conseguiram com sucesso, igualdade, beleza e uma ajudinha do árbitro. Gol de mão, gol em lance de falta inexistente, gol de penalti também inexistente, um verdadeiro show de horrores! O time de Estevam Soares começa a ganhar forma e jogou de igual para igual com o de Mano Menezes, que mesmo desmontado, tem mais qualidade. Mas o Botafogo sempre parece ter medo de ganhar, pode vencer o jogo mas empata. Quando pode empatar, perde. Diferente do Flu, acho que o alvinegro não cai, mas vai brigar até o fim para ficar longe da ZR.

Já o Flamengo alcançou a terceira derrota seguida. Com diversos jogadores machucados e suspensos rodada após rodada, o rubro-negro anda entrando em campo com um time desentrosado e inexperiente. As crias da Gávea entram na fogueira e não conseguem render o mínimo que poderiam. O clube que visava o G4 já pensa em rebaixamento. Os problemas estão longe de acabar. Se David e Aírton voltam na próxima partida, Adriano, Willians e Everton Silva já estão fora. Se a maré não mudar periga os três clubes do Rio ficarem na ZR daqui à algumas rodadas.

Retrato fiel da má administração política e financeira do futebol carioca.

Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário