quarta-feira, 1 de julho de 2009

O CORINTHIANS É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL

Por Thiago Mendes


Corinthians sagrou-se campeão da Copa do Brasil ao empatar com O Internacional em 2 a 2, nesta quarta-feira, no Beira Rio. Os gols foram marcados por Jorge Henrique e André Santos pelo timão e Alecsandro (duas vezes) pelo colorado.

Ronaldo e Cia conquistaram o segundo título em dois campeonatos disputados (junto com o Paulistão) neste ano e, caso vençam o Campeonato Brasileiro conquistarão a tão sonhada tríplice coroa, que foi conquistada pela última vez pelo Cruzeiro, em 2003.



O JOGO

A esperança da torcida colorada era as voltas de Nilmar e Kleber, que defendiam a seleção brasileira na Copa das Confederações, além de Magrão e D’alessandro, recuperados de lesão. O Corinthians, por sua vez, contava com André Santos que, também estava com a delegação brasileira na África do Sul.

O início do jogo foi quente, pegado, truncado. Com apenas 5 minutos de partida já haviam sido distribuídos dois cartões amarelos. O Corinthians entrou cauteloso, tocando a bem a bola e surpreendentemente buscou os espaços no campo de ataque já nos primeiros minutos, sem o propósito de apenas se defender. O Internacional começou o jogo nervoso, sob pressão e por isto, errando alguns passes. Aos poucos o colorado se soltou.

A partir daí, o Corinthians passou a ter uma composição defensiva eficiente, saindo rápido nos contra-ataques e chegou a ter um gol bem anulado pelo bandeira, aos 15. Aos
20 minutos veio o golpe para os colorados: André Santos cruzou da esquerda e o pequenino Jorge Henrique cabeceou para abrir o placar para o timão. Bola indefensável para o bom goleiro Lauro. Depois disso os jogadores do Internacional sentiram e aos 28, André Santos, com uma bomba de perna esquerda, ampliou o placar para delírio da fiel, que começou a gritar “É campeão!”. Uma ducha de água fria, ou melhor, gelada para torcedores e jogadores do Internacional, que agora precisavam de 5 gols para deixar a taça em Porto Alegre.

O Inter ainda esboçou uma reação, mas Felipe fez linda defesa após chute forte de Nilmar. Logo após isso o fenômeno Ronaldo se viu frente a frente com o goleiro Lauro, que fez boa defesa.

O inter voltou para o segundo tempo com Alecsandro no lugar do volante Glaydson, passando a ter 3 atacantes.

O início da segunda etapa foi marcado por insistentes tentativas do Internacional, que se atirou ao ataque e chegou ao primeiro gol, aos 25, com Alecsandro, aproveitando bobeira da zaga adversária. Aos 29, o mesmo Alecsandro fez o gol de empate, de cabeça, que deu esperanças à torcida colorada. Em reação ao bom momento do Inter na partida o volante Cristian se jogou no gramado, fazendo a tão famosa cera. Este fato gerou revolta entre os jogadores do Internacional e iniciou-se uma confusão generalizada que culminou com a expulsão do meio-campo argentino D’alessandro, que tentou levar o zagueiro William, do Corinthians, mais cedo para o vestiário, o chamando para a briga. O capitão do timão manteve a calma e não reagiu às provocações. Os técnicos Mano Menezes e Tite também foram expulsos por invadirem o gramado.

O Corinthians, que ainda teve o volante Elias expulso por levar o segundo cartão amarelo, teve apenas o trabalho de administrar o resultado e segurar as chegadas do Internacional ao ataque, que esbarrou em uma sólida defesa e no inspirado goleiro Felipe.

O Corinthians conquistou seu 3º título de Copa do Brasil e é o primeiro clube brasileiro com vaga garantida na Taça Libertadores em 2009, ano de seu centenário.




FICHA TÉCNICA:INTERNACIONAL 2 X 2 CORINTHIANS
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)Data/hora: 1/7/2009 - 21h50 (de Brasília)Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa - MG)Auxiliares: Roberto Braatz (Fifca- PR) e Alessandro Matos (Fifa - BA) Renda e público: R$754.460,00 / 50.286 pagantesCartões amarelos: Índio, Bolívar D'Alessandro, Taison, Nilmar (INT); André Santos, Jean, Diego, Elias, Douglas (COR)Cartões vermelhos: D'Alessandro (30'/2ºT); Elias (37'/2ºT)Gols:Jorge Henrique, 19'/1ºT (0-1); André Santos, 27'/1ºT (0-2); Alecsandro, 25'/2ºT (1-2); Alecsandro, 29'/2ºT (2-2).
INTERNACIONAL: Lauro; Bolivar (Danilo Silva 42'/2ºT), Índio, Danny Morais, Kléber; Guiñazú, Magrão, Glaydson (Alecsandro/Intervalo), D'Alessandro, Taison (Andrezinho 20'/2ºT) e Nilmar. Técnico: Tite.
CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, Chicão, William, André Santos (Diego 33'/2ºT); Elias, Cristian (Boquita 35'/2ºT), Douglas, Jorge Henrique, Dentinho (Jean 38'/2ºT), Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.

Um comentário:

  1. Foi um belo jogo , apesar de um principio de briga no segundo tempo nada q estragasse a festa do timão !!!

    RONALDOOO !

    ResponderExcluir