terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Fênix Do Gelo

Por Leandro Lainetti

Ele renasceu. Assim como diz a lenda, Petkovic renasceu como uma Fênix. Taxado por muitos - inclusive por este que vos escreve - como ex-jogador em atividade, o sérvio voltou ao Flamengo pagando para jogar. Aceitou reduzir a dívida do clube para jogar novamente pelo rubro-negro. Assim que chegou, foi relegado pelo técnico que, na época, era Cuca. Entrou em poucas partidas e sempre nos minutos finais. Nunca conquistou a simpatia do agora, ex-treinador. Da torcida, sempre recebeu carinho. Apesar de ser visto com desconfiança por alguns torcedores, era visto como ídolo pela maioria. Quando Andrade assumiu, Pet passou a jogar mais, ter mais oportunidades. Começou a mostrar que estava em forma e era capaz de reerguer um time combalido pelas suspensões, lesões e sucessivas derrotas. Pet cresceu e, com ele, cresceu o Flamengo. São 9 jogos invictos. 3 empates, todos fora de casa e, 6 vitórias. 2 meses de invencibilidade. Pet vem fazendo a diferença. A dupla com Adriano vem funcionando e, quando esta não resolve, o "Gringo Mágico" assume o papel de protagonista, sem coadjuvantes. Foi decisivo nas vitórias contra Palmeiras e São Paulo e no empate com o Vitória. No último jogo, marcou dois golaços. Um driblando a defesa e dando um toque sutil na bola. O outro, olímpico.
Além disso, o sérvio trouxe mais experiência, importantíssimo nesta reta final de campeonato e, principalmente, trouxe de volta a "camisa 10". Não como jogador, pois quem a usa é Adriano. Mas como função. Há tempos o time da Gávea não tinha um camisa 10 típico. Gols, passes precisos, organização do time em campo e um pouco mais. Pet apareceu dando carrinho aos 45 do 2° tempo na defesa da equipe, cobrindo o lateral Juan, contra o Palmeiras.
A forma física parece a de um garoto. Joga os 90 minutos de igual para igual com veteranos e novatos. Na parte física. Na técnica, tá difícil de acompanhar o "Vovô-Garoto" versão 2009. A torcida fala em título, mas no clube não se fala em outra coisa que não seja G-4 e humildade. Que os jogadores saibam segurar a euforia imposta pela torcida. Se continuar do jeito que tá, pode ser que o Flamengo arrume muito mais que uma Libertadores. Mas muitos pés no chão e bola na rede. A primeira parte é com a diretoria. A segunda, ninguém tem dúvida que nome precisa gritar: "Pet! Pet! Pet!"

sábado, 3 de outubro de 2009

Rio 2016 - A Olimpiada É Aqui!

Por Leandro Lainetti




O Rio de Janeiro está em festa. Ontem, na Dinamarca, o COI anunciu a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e, a escolhida foi a Cidade Maravilhosa. Desbancando concorrentes como Madri, Tóquio e Chicago, na final, o Rio entra para a história ao sediar a 1° Olimpiada da América Latina.
Basta agora que os projetos, as obras e os jogos sejam feitos com seriedade, rapidez e, principalmente, muita honestidade. Vontade, amor, carinho, empolgação e muito suor, com certeza não irão faltar. A população precisa ficar em cima e cobrar os resultados prometidos. O Brasil e, acima de tudo, o Rio de Janeiro têm muito a ganhar com os Jogos. Melhrias devem ser feitas no sistema de transportes, saúde, educação e segurança. A capital do Estado é uma cidade partida e combalida por diversas más adminstrações. Nós, como moradores e cidadãos, esperamos que o Rio-2016 sirva para reerguer a nossa cidade.

Boa sorte ao Rio de Janeiro!

Que venha 2016!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Liga dos Campeões - 2° Rodada

Por Leandro Lainetti


Grupo A

Jogando na Alemanha, o Bayern de Munique apenas empatou com a Juventus. O Bayern pressionou a equipe italiana durante toda a partida, mas não conseguiu furar o bom bloqueio armado pelo técnico Ciro Ferrara. Com o 0x0 a equipe de Turim, cai para 3° posição e segue sem vencer na competição já que, na 1° rodada, empatou com o Bordeaux em casa. Com o empate, o Bayern continua em 1°, porém, com o mesmo número de pontos do time francês que, jogando em casa, teve muito trabalho para derrotar o Maccabi Haifa por 1x0.

Grupo B

No duelo entre os atuais campeões dos campeonatos Alemão e Inglês, vitória do Man Utd de Anderson, sobre o Wolfsburgo de Grafite. Jogando em Old Trafford o Wolfsburgo tentava surpreender. O time inglês atacava e os alemães respondiam com contra-ataques perigosos. A etapa inicial não teve bola na rede, mas a segunda, não deixou a desejar. Logo no início, em um rápido contra-ataque o bósnio Dzeko abriu o marcador para os Lobos. O Man Utd, porém, não se deixou abater. 4 minutos depois empatou com Giggs, em ótima fase. E, 8 minutos mais tarde o time de Sir Alex Fergunson viraria o placar. Em boa trama de ataque, Carrick acerto belo chute, sem chances para o goleiro Benaglio. Os Diabos Vermelhos se isolaram na liderança do grupo com 6 pontos. O time de Grafite vem logo atrás com 3, junto com o CSKA que bateu o Besikitas, em casa, pos 2x1 e perde apenas no saldo de gols. Os turcos ficaram na lanterna do grupo sem nenhum ponto.

Grupo C

Jogando em Madri, o Real precisou de apenas 6 minutos para destruir o Olimpique. O 1° tempo foi equilibrado com leve vantagem para o time de Kaká. Já no 2°, o panorama mudou. O Real partiu para cima e aos 13 minutos, após receber lançamento de Pepe, Cristiano Ronaldo tocou na saída do goleiro para abrir o placar. 2 minutos depois, o português fez bela jogada pela esquerda. Quando invadiu a área foi derrubado e o árbitro acertou ao marcar o penalti. Kaká converteu e o time espanhol ampliou. Aos 19 minutos, o golpe de misericórdia. Após passe de Kaká, Benzema teve apenas o trabalho de deixar o melhor do mundo livre, livre, para fazer o 3°. Fim de papo no Santiago Bernabéu.

Quem fez vergonha foi o Milan. Jogando no San Siro, a equipe de técnico Leonardo perdeu de 1x0 para o modesto FC Zurich. Ronaldinho Gaúcho começou no banco, mais uma vez e, quando entrou, não alterou o resultado. O gol do time suiço foi marcado por Tihinen, de letra, após cobrança de escanteio. O Real lidera o grupo com 6 pontos, Milan e Zurich tem 3 e o Olimpique ainda não pontuou.

Grupo D

No duelo que pode fazer a diferença na briga pelo 2° lugar do grupo, o Porto vence o Atlético de Madri, no Estádio de Dragão, por 2x0 e assumiu a vice-liderença do grupo. O jogo foi movimentado desde o início, mas o Porte esteve sempre mais perto do gol. E amobs saíram só no fim do 2° tempo. No primeiro, o brasileiro Hulk cruzou e Falcão Garcia mandou de letra para o fundo do gol. Golaço. Seis minutos depois, após a bola bater no travessão, o português Rolando aproveitou a sobra e decretou o placar. No outro jogo da chave, o Chelsea venceu pelo placar magro de 1x0. Jogando fora de casa, os Blues venceram o Apoel, do Chipre, com mais um gol de Anelka. O time de Carlo Ancelotti lidera o grupo D com 6 pontos, seguido por Porto com 3 e Atlético e Apoel com 1.

Grupo E

O Liverpool foi à Florença tentar a 7° vitória seguida e, não conseguiu. A equipe inglesa foi derrotada por 2x0 pela Viola, com dois gols do jovem sérvio Jovetic, de apenas 19 anos. Não conseguindo impor o seu melhor futebol, o time de Rafa Benítez foi pressionado e derrotado. Com o placar, além de perder a boa sequência de vitórias, a equipe caiu para a 3° posição, com 3 pontos. Com os mesmo 3 pontos, porém com melhor saldo de gols, a Fiorentina assumiu a 2° colocação. O líder do grupo é o Lyon, com 6. A equipe francesa foi até a Hungria enfretntar os donos da casa, o Debreceni e, não teve maiores problemas para golear por 4x0. Os húngaros seguram a lanterna do grupo sem ter somado ponto algum até o presente momento.

Grupo F

Jogando no Camp Nou, o Barcelona não teve dificuldades para bater o Dinamo de Kiev por 2x0. O time catalão apresentou um bom futebol, como de costume, com toque de bola rápido e sempre com a genialidade de seus principais jogadores. Os gols foram marcados pelo craque argentino Messi e pelo jovem Pedro. O Barça assumiu a ponta do grupo com 4 pontos e o Dinamo continua na vice-liderança com 3. A Inter de Milão continua sofrendo nesta temporada. Novamente apresentando um futebol abaixo do esperado, a equipe italiana apenas empatou com o modesto Rubin Kazan por 1x1 fora de casa e, segue na 3° colocação com apenas 2 pontos. O time russo é o lanterna com 1.

Grupo G

O Sevilla foi até a Escócia e não teve trabalho para bater os donos da casa. Com gols de Konko, Kanouté, Adriano e Luis Fabiano a equipe espanhola goleou o Rangers por 4x1 e, assumiu a liderança isolada do grupo com 6 pontos. O Stuttgart empatou com o Unirea e segue na 2° posição com 2 pontos. Unirea e rangers tem 1. Grupo moleza para Luis Fabiano e seus companheiros.

Grupo H

Jogando pela primeira com Zico à beira do campo, o Olympiacos foi até a Inglaterra enfrentar o Arsenal. O goleiro Nikopolidis ia garantindo 1 pontinho para a equipe com defesas salvadoras. Porém, água mole em pedra dura tanto bate até que fura. O ditado funcionou e, aos 33 minutos do segundo tempo, Van Persie abriu o placar para os Gunners. Arshavin ainda sacramentou o placar com um belíssimo gol de letra. Com este resultado, o Arsenal lidera com 6 pontos seguido por Olympiacos com 3 e, Standard Liége e AZ Alkmaar com 1, ponto este conseguido pela duas equipes num péssimo jogo realizado entre ambas e que temrinou com o placar de 1ax1.

domingo, 27 de setembro de 2009

Se não vai na técnica, vai na vontade.

Por Thiago Mendes



O Fluminense finalmente venceu! Depois de 26 rodadas, o tricolor conseguiu sua quarta vitória no campeonato, o que ainda não o tirou da lanterna, quem dirá da zona de rebaixamento.
Empurrado pela torcida, que fez linda festa no Maracanã, o Fluminense teve que correr atrás do resultado por duas vezes, isso porque o Avaí esteve na frente do placar por duas vezes. William, aos nove, recebeu passe de Muriqui que aproveitou bobeira infantil de Paulo César, e abriu o placar. O Flu foi buscar e empatou: Alan se antecipou à zaga na pequena área e completou cruzamento para as redes. 1x1.
O Fluminense não jogava mal, apesar de toda a deficiência técnica, corria o tempo todo e demonstrou muita vontade. No entanto, a zaga tricolor parecia muito perdida. Paulo César dava mostras de como não se posicionar: Todas as jogadas do Avaí surgiam pelo lado esquerdo da defesa do Flu. Foi assim, então, que o time catarinense chegou ao segundo gol. Após tabela dentro da área, Marquinhos cruzou e Muriqui completou. Aos 43, a defesa do Avaí falhou, Conca roubou a bola e rolou para Fábio Neves, que só teve o trabalho de tocar para o gol: 2x2.

Logo no inicio do segundo tempo o Fluminense passou à frente no placar: Alan completou cruzamento de Adeílson, para delírio da torcida do Fluminense.

O fim do jogo foi marcado pela dramaticidade. O Flu recuou e o Avaí pressionou. Só que terminou assim: 3x2 Fluminense. Não podemos deixar de citar o goleiro Rafael, que salvou o tricolor por diversas vezes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mais um empate

Por Matheus Macedo

O Botafogo foi até a Vila Belmiro e ficou no 0 a 0 contra o Santos pela 25ª rodada do campeonato brasileiro. O jogo foi repleto de erros para ambos os lados e, muito pouco técnico, tornando-se um jogo monótono e com poucas chances de gol.

O jogo começou com o Santos partindo pra cima do Botafogo e até perdendo uma chance clara de gol com Kléber Pereira. Mas aos poucos o Fogão foi equilibrando o jogo e até sofre um pênalti que o juiz Leonardo Gaciba da Silva não marcou de Fabão em cima de André Lima.

A partida seguia sem inspiração até que depois dos 30 minutos, uma chance clara para cada time. O Santos assustou com Fabão, com uma cabeçada que passou por cima do gol do Botafogo. 5 minutos depois, André Lima arriscou de longe e o goleiro Felipe quase aceitou um frango, assustando a torcida do Peixe.

Na segunda etapa o jogo ficou sem emoção e poucas oportunidades de gol aconteceram. O resultado final foi um empate sem gols, seguido por vaia dos torcedores presentes na Vila Belmiro.

Com o resultado, o Botafogo segue na zona da degola, em 18º lugar com 25 pontos e o Peixe vai para 12º lugar com 36 pontos.

Humilhação no Sul

Por Leandro Lainetti

O Fluminense foi até Porto Alegre enfrentar os donos da casa, o Grêmio e, foi humilhado. A equipe do técnico Cuca, não conseguiu jogar um futebol de qualidade nem marcar a equipe gaúcha com eficácia. Resultado? 5x1 para o Tricolor dos Pampas. É a 5° vez que o time carioca leva mais de 4 gols numa mesma partida na competição. O Grêmio começou o jogo em um ritmo forte sem dar espaços para o Flu. A tática deu muito certo, tanto que, aos 23 minutos, o placar já estava 3x0 para os comandados de Paulo Autuori. Gols de Adeílson (contra), Tcheco de penalti e Souza. No 2° tempo o técnico Cuca mudou a equipe em uma tentativa de melhorar o panorama. Trocou o inoperante e fora de forma Paulo César, pelo jovem Cássio. E no início da etapa complementar outra alteração: trocou Equi González por Marquinho. As alterações melhoraram um pouco a equipe mas não o suficiente para mudar o placar. Os cariocas ainda diminuiram a vantagem com um gol de Kieza, após cobrança de falta de Conca. Mas logo na saída de bola, veio o golpe. Jonas ajeitou com o peito para Herrera, o argentino ajeitou e cruzou de volta. Na tentativa de tirar, Cássio jogou contra o próprio patrimônio. 4x1. No fim, ainda deu tempo de Jonas fazer um belo gol e assumir a artilharia da competição ao lado de Adriano, com 13 gols. O Grêmio continua sua escalada rumo ao G4 e, quem sabe, ao título. E o Flu, de acordo com os matemáticos, precisa de 27 pontos em 13 jogos, ou seja, 9 vitórias. Uma missão não impossível, mas muito improvável. Os jogadores mantém o discurso de que ainda dá, que basta trabalhar. Mas as fisionomias demonstram o contrário. O Fluminense, hoje, é um bêbado caminhando pela rua, que tenta se equilibrar em qualquer coisa que vê, mas a qualquer momento, vai sucumbir e desabará com estrondo. Pobre tricolor.

Dupla do Terror

Por Leandro Lainetti

O Flamengo está em ascensão. Jogando no Maracanã, para 50 mil pessoas, o Flamengo venceu a 2° partida consecutiva. Já são 4 jogos sem derrota (1 empate e 3 vitórias ), 9 gols marcados e nenhum sofrido. O adversário da vez foi o Coritiba, atual clube de Marcelinho Paraíba, muito vaiado toda vez que pegava na bola. O Coxa começou assustando com uma bola na trave de Ariel, após rebote do goleiro Bruno. Depois do susto, o Fla se ajustou na partida e começou a mandar no jogo. Aos 33 minutos da 1° etapa, Petkovic colocou a bola no ângulo do goleiro Édson Bastos e abriu o placar. Golaço. No 2° tempo, o jogo foi mais equilibrado e o Coritiba chegou algumas vezes à área de Bruno. Mas o Flamengo tinha A dupla Adriano-Petkovic. Em mais uma noite inspirada, a dupla funcionou. Pet lançou o Imperador que, com um toque genial, encobriu o goleiro. Loucura da torcida rubro-negra. Após o gol, o Fla deixou o tempo correr e apenas trabalhou a bola. Mas, ainda deu tempo de fazer mais um belíssimo gol. Willians entrou no lugar de Fierro e, no fim do jogo após rebote, acertou uma pancada de fora da área. Chute indefensável para o goleiro. Delírio da massa flamenguista que volta a sonhar com o G4, já que está 5 pontos atrás do Goiás.

Notas do jogo: Bruno levou o 3° amarelo e desfalca a equipe, domingo, contra o Internacional, em Porto Alegre.
Com a marca de 4 jogos sem levar gols, o clube carioca repete a "façanha" conseguida há 21 anos.
Para mostrar que está em forma, Adriano tirou a camisa na comemoração e levou cartão amarelo.

Análise 25ª rodada:

Por Matheus Macedo

Náutico 0 x 0 Atlético-MG:

Em jogo muito parado, Náutico e Atlético-MG não saíram do zero nos Aflitos. Resultado ruim para os dois clubes, já que o Timbu segue na 16ª posição, uma colocação acima da zona de degola e o Galo sai do G4, caindo para a 5ª posição, perdendo a chance de encostar no líder Palmeiras.

Atlético-PR 1 x 0 Sport:

Com um gol feito no primeiro minuto de jogo, o time paranaense venceu o Leão por 1 a 0, na Arena da Baixada. Com esse resultado, o Atlético-PR abre 6 pontos da zona de rebaixamento e respira no campeonato, com 31 pontos, na 14ª posição. Já o Sport ainda se encontra em situação delicada e segue como vice-lanterna do campeonato com apenas 20 pontos.

Vitória 2 x 0 Internacional:

O Vitória não tomou conhecimento do Internacional e ganhou o jogo por 2 a 0 no Barradão. Com o placar, o Inter perdeu a oportunidade de terminar o final de semana em segundo, já que o Palmeiras só joga quarta-feira. Assim, o time colorado fica na terceira posição do campeonato com 43 pontos e o Vitória fica em 10º lugar com 36.

Avaí 4 x 0 Barueri:

Superior em todo jogo, o Avaí goleou o Barueri por 4 a 0 na Ressacada e pulou para a 7ª posição do campeonato com 37 pontos. Mesmo com muitos gols perdidos o Avaí conseguiu a goleada, colocando o Barueri na 11ª posição com 36 pontos.

Grêmio 5 x 1 Fluminense:

Vide Crônica

Santo André 1 x 1 São Paulo:

O São Paulo acabou cedendo o empate para o Santo André e perdeu a oportunidade de terminar o final de semana em primeiro, já que o líder Palmeiras só joga quarta-feira. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o São Paulo fecha sua participação na rodada como vice-líder, com 44 pontos. O mesmo número de pontos do líder Palmeiras, que mantém a liderança por ter um número maior de saldo de gols. Já para o Santo André, a situação continua delicada e o time continua em 17º lugar, na zona de degola, com 25 pontos.

Santos 0 x 0 Botafogo:

Vide Crônica

Corinthians 1 x 4 Goiás:

O Goiás estragou a festa da torcida da Gaviões para o retorno do Fenômeno e, fez 4 a 1 em cima do Timão, dentro do Pacaembu. O Time esmeraldino não perdoou o Corinthians e volta a encostar nos líderes do campeonato. Com o resultado, pula pra 4º colocado com 42 pontos e o Corinthians se afasta dos primeiros colocados, ficando em 9º com 37 pontos.

Flamengo 3 x 0 Coritiba:

Vide Crônica

domingo, 20 de setembro de 2009

NFL - Os Detalhes da Bola Oval

Por Leandro Lainetti

A partir de agora, o nosso blog passará a cobrir também, o Futebol Americano. Como os jogos acontecem aos domignos e segunda, faremos da seguinte forma: na segunda, teremos a cobertura dos principais jogos de domingo e, na terça, teremos a cobertura dos principais jogos de domingo.

Lembrando que o Futebol Americano é um dos principais esportes dos Estados Unidos porém, não é tão popular ainda no Brasil. Nos últimos anos, o esporte vem crescendo e, este ano, está acontecendo o 1° Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Em alguns estados como Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, entre outros, há algumas adaptações do esporte. Mas esse papo fica pra outra hora. O fato é que os canais BandSports e ESPN, transmitem as partidas e, sempre que possível iremos assisti-las e detalha-las aqui. Claro que junto com a cobertura iremos explicando as regras, que não são complicadas, mas são muitas.

Espero que seja proveitoso para todos.

sábado, 19 de setembro de 2009

UFC 103

Por Matheus Macedo


Os brasileiros fizeram seu papel no UFC 103, um dos maiores eventos de MMA (Mixed Martial Arts) do mundo, Junior Cigano ganhou o lendário croata Mirko Cro Cop e Vitor Belfort não tomou conhecimento do americano Rich Franklin. O único brasileiro com derrota foi Hermes França, que perdeu para Tyson Griffin.

O Lutador brasileiro Júnior Cigano desbancou o croata Mirko Cro Cop Filipovic numa luta abaixo do esperado. O lutador croata pouco fez e aparentava um cansaço incomum para um lutador, apesar da idade maior. Melhor para o brasileiro que tomou a iniciativa do combate o tempo inteiro. A luta terminou no terceiro round com um nocaute técnico e vitória do brasileiro.

Já Vitor Belfort fez uma bela luta contra o americano Rich Franklin. O brasileiro, que já tem dois cinturões do torneio, estava a mais de 4 anos afastado e mesmo assim não tomou conhecimento do americano. Belfort acertou um cruzado de esquerda e o americano não resistiu. Nocaute técnico aos 3:40 do primeiro round.

O único brasileiro com derrota, foi o cearense Hermes França que perdeu para o americano Tyson Griffin. A luta começou franca mas o brasileiro estava visivelmente fora de forma. Assim, os golpes do americano entravam com maior facilidade. Resultando assim em um nocaute técnico do americano em cima do brasileiro aos 3:30 do segundo round.

Por Leandro Lainetti

Grupo E - Liverpool, Lyon, Fiorentina e Debreceni

O Liverpool recebeu o estreante Debreceni, da Hungria, em Anfield, e fez um verdadeiro jogo de ataque contra defesa. O único brasileiro da equipe inglesa, o meio-campista Lucas, atuou os 90 minutos. O gol da vitória dos Reds foi marcado por Kuyt, após rebote do goleiro em chute do espanhol Fernando Torres. O Liverpool deve abocanhar o 1° lugar da chave e deixar a briga pelo 2° entre...
Fiorentina e Lyon, que se enfrentaram no Estádio Gerland, na França, onde os donos da casa foram superiores e ainda contaram com a ajuda do atacante Gilardino, expulso ainda na 1° etapa. Com a expulsão os donos da casa encurralaram os italianos e conseguiram marcar no 2° tempo, com o sérvio Pranjic. Na próxima rodada a Viola recebe o Liverpool e o Lyon sai para jogar com o Debreceni.

Grupo F - Barcelona, Inter, Dínamo de Kiev e Rubin Kazan

No duelo mais esperado da 1° rodada, Inter x Barcelona fizeram também o jogo mais decepcionante. Jogando em casa, a Inter ficou extremamente recuada, esperando o Barça e partindo nos contra-ataques. Com uma marcação forte o time catalão teve poucos espaços e só teve duas chances claras em todo o jogo. Ambas antes dos 10 minutos de jogo com o argentino Messi. Já o time italiano não conseguiu encaixar os contra-ataques. Eto'o ficou muito isolado entre os zagueiros da equipe adversária e a única boa chance, foi criada no 1° tempo quando julio Cesar cobrou um tiro de meta e achou Diego Milito sozinho. O atacante limpou a jogada e bateu para boa defesa de Victor Valdés. A legião brasileira que esteve em campo teve boa atuação. Pelo lado do Barça, Daniel Alves fez boas investidas pela direita, levando Muntari à loucura. Pelo lado italiano Julio Cesar, Lucio, Maicon e Thiago Motta também fizeram uma boa partida. O tão esperado duelo Ibra x Eto'o, vai ficar para os o jogos de volta.
No outro jogo da chave o Rubin, da Rússia, foi até a Ucrânia enfrentar os donos da casa, o Dínamo. Os visitantes saíram na frente com um gol do argentino Dominguéz. A equipe ucraniana virou a partida com um gol de Gérson Magrão, ex-Cruzeiro. Os outros gols da equipe foram marcados por Yussuf e Gusev, este em passe de Gérson. Os outros brasileiros que atuaram na partida, ambos pelo lado do Dínamo, foram os zagueiros Leandro Almeida, ex-Atlético\MG e Betão. Próxima rodada: Barcelona x Dínamo e Rubin x Inter.

Grupo G - Sevilla, Rangers, Stuttgart e Unirea

Jogando em casa o Sevilla precisou suar um pouco mais do que o esperado para bater o desconhecido Unirea (famoso "quem?"), da Romênia. A equipe pressionou bastante, até que, aos 46 minutos da etapa inicial o artilheiro Luis Fabiano (como faz gol!) abriu o placar. Na etapa complementar outro brasileiro, o ex-Santista Renato, decretou o placar final da partida e a boa estréia do Sevilla. No outro jogo da chave o Rangers, da Escócia, foi até a Alemanha enfrentar o Stuttgart do brasileiro Cacá. E quem se deu bem foram os visitantes que arrancaram um empate em 1x1.Na próxima rodada o Sevilla vai até a Escócia enfrentar o Rangers e o Stuttgart visitará o Unirea.

Grupo H - Olympiacos, Arsenal, Az Alkmaar e Standard Liége

Em um dos grupos mais fracos da Liga, o Arsenal quase se complica. Jogando na Bélgica, contra os donos da casa, o Standard Liége, a equipe de Ársene Wenger começou perdendo por 2x0. Mas virou o placar com um gol irregular e outro dele, Eduardo Da Silva, o brasileiro naturalizado croáta. O outro gol dos Gunners foi marcado por Bendtner. Lembrando que a equipe inglesa atuou com 7 desfalques, todos por lesão. No outro jogo da chave o Olympiacos, novo clube do técnico Zico, que estava na tribuna do Estádio Georgios Karaiskakis, venceu o Az Alkmaar, da Holanda, por 1x0. Os brasileiros Dudu Cearense e Diogo pouco apareceram na partida. Na próxima rodada o Arsenal recebe o time grego e o Az Alkmaar recebe o Standard.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os cariocas no Fim de Semana

Por Thiago Mendes



Fluminense - Cada dia que passa a situação do Fluminense se complica ainda mais. Basta olhar os números dos times neste brasileiro para apostar em um resultado: O Grêmio ainda não perdeu no Olímpico e o Flu tem apenas 3 vitórias no campeonato, todas jogando em seus domínios. Não há como negar que o tricolor gaúcho é franco favorito para vencer a partida. Cuca testará esquema novo e contará com a estreia de Urrutia. Pode ser que o time melhore, mas não acredito em vitória do Fluminense. Espero queimar a língua. O rebaixamento se aproxima.

Botafogo - O Botafogo vem de vitória, mas não pelo brasileiro. No entanto, a classificação para as oitavas de final da Copa Sulamericana pode dar uma gás e elevar um pouco o moral dos alvinegros. Terá uma difícil missão pela frente: Irá até Santos encarar o Peixe, na Vila Belmiro. Vencer esta partida seria de extrema importância na luta do Fogão para escapar do G4 do mal. Mesmo sendo uma partida bastante complicada, creio que, se jogar bem, o Botafogo tem chances de arrancar 3 pontos.

Flamengo - No Maracanã, o Flamengo irá tirar a ‘prova dos 9’. Saberemos se a bela atuação do time na partida contra o Sport, no último fim de semana, foi um lampejo ou se o time de Andrade está realmente entrando nos trilhos. A oportunidade é boa, já que enfrentará um time que é no máximo razoável e briga contra o rebaixamento. Diante de sua torcida o Flamengo tem totais condições de vencer o Coritiba e, quem sabe, devolver a goleada de 5x0 sofrida no primeiro turno que, com certeza, está entalada na garganta dos rubro-negros.

Vasco - O Vasco encara neste sábado um concorrente direto na briga pelo título: o Guarani. Dorival Junior tem boa notícia: Fumagali já está regularizado e tem condições de estrear. Não acredito em outro resultado que não a vitória do time da colina. Sem tirar os méritos da campanha do Bugre, que é excelente por sinal, penso que a torcida vascaína, que promete comparecer ao Maracanã, empurrará o time para a vitória. Uma vitória que poderá impor uma distância de 6 pontos do líder, Vasco, para o segundo colocado, o próprio Guarani. Um resultado negativo não chega a ser Zebra.

Liga Dos Campeões - 1° Rodada - Parte 1

Por Leandro Lainetti

Grupo A - Juventus, Bordeuax, Bayern Munique Maccabi Haifa

Jogando em Turim, no Estádio Olímpico, a Juventus apenas empatou com o Bordeuax, da França, em 1x1. Desfalcada de Diego e Del Piero, a Velha Senhora jogou um futebol burocrático, mostrando que no elenco não há peças capazes de suprir as citadas ausências. A Juve abriu o placar com Iaquinta e o Bordeuax empatou com um gol irregular de Plasil. Início ruim para o time de Ciro Ferrara.
Quem agradece é o Bayern, que já se isolou na liderança do grupo após bater o Maccabi Haifa, fora de casa, por 3x0. Todos os gols foram marcados na 2° etapa. O zagueiro van Buyten abriu o placar e o, prata da casa, Thomas Muller anotou os outros dois. Na próxima rodada o Bayern recebe a Juventus no Allianz Arena enquanto o Bordeaux recebe o Maccabi H.

Grupo B - Wolfsbrug, Manchester United, CSKA de Moscou e Besikitas

O Wolfsburg começou muito bem, obrigado, a Liga dos Campeões. Diante de sua torcida bateu o CSKA (ex-clube de Zico) por 3x1. Todos os gols foram marcados por Grafite (sempre ele!). Os brasileiros Josué, pelo Wolfsburg, e Guilherme pelo CSKA, também começaram como titulares. O Wolfsburg lidera o grupo no saldo de gols já que, na Turquia...
O Manchester United suou, mas ganhou do Besikitas por 1x0. O gol foi marcado pelo veterano Paul Scholes no 2° tempo. Pelo lado do Man Utd, Anderson começou o jogo e o lateral Fabio foi reserva. Pelo clube turco Mario Nobre e Rodrigo Tabata inciaram a partida. Na próxima rodada o Man Utd recebe o Wolfsburg e, o Besikitas vai visitar o CSKA.

Grupo C - Real Madrid, Milan, Olimpique de Marselha e FC Zurich

No grupo C, como não poderia deixar de ser Real e Milan começaram ganhando. Em Zurique, na Suiça o Real saiu na frente dos donos da casa. Abriu 3x0 no placar com gols de Cristiano Ronaldo, Raul e Higuain. Na 2° etapa os donos da casa diminuiram em menos de 20 minutos. O jogo ficou apertado, mas no fim, Cristiano Ronaldo e Guti, com passe de Kaká, decretaram a vitória do clube merengue. O Milan, pra não ficar pra trás, fez o mesmo. Foi até a França e, venceu o Olimpique por 2x1. Os gols do time milanês foram marcados por Inzaghi e assistidos por Seedorf. O time da casa descontou com o argentino Heinze. Ronaldinho Gaúcho começou no banco. Na próxima rodada o Milan recebe o Zurich enquanto o Real Madrid recebe o Olimpique.

Grupo D - Atlético de Madrid, Apoel, Porto e Chelsea

O Chelsea começou a Liga mostrando estar disposto a lutar até o fim em todos os jogos. Jogando em seu estádio, a equipe londrina massacrou o Porto, mas parou na excelente atuação do goleiro Hélton. Debaixo de muita chva o arqueiro brasileiro salvou o clube português em diversas oportunidades. Mas, de tanto insistir, o Chelsea penetrou o paredão. Anelka tentou duas vezes seguidas e, enfim, conseguiu o gol da vitória. O resultado deu a liderança aos comandados de Carlo Ancelotti já que, em Madrid...
O Atlético resolveu começar tropeçando. Jogando em casa, contra o Apoel, clube do Chipre, a equipe dos brasileiros Paulo Assunção e Cléber Santana apenas empatou em 0x0. Um resultado horrível para quem ainda enfrentará Chelsea e Porto. Perder pontos para um clube fraco e sem tradição pode ser um mau negócio na Liga. Próximos jogos: Apoel x Chelsea e Porto x Atlético.

Amanhã a cobertura dos grupos restantes.

A frase do dia

Como é o primeiro dia do quadro, colocaremos 3 frases que definem muito bem o que é o futebol:

- "O futebol é ação social, política, econômica - e até esportiva" (Tony Wats, escritor inglês)

- "Futebol no Brasil é religião" (Branco, ex-jogador)

- "Futebol não é só talento, ou entrosamento, ou tática, ou técnica, ou psicologia, ou físico: é tudo isso junto." (Flávio Trevisian, preparador físico)

NOVIDADES NO BLOG

Pessoal, novidades no blog!

Além do retorno dos costumeiros posts, quase que diários, estamos apresentando um novo integrante: nosso grande amigo Matheus Macedo.

Ele passa a fazer parte da equipe, com total liberdade para escrever o que bem entender.

Ainda hoje, novas atualizações e estreia de um novo “quadro” – A frase do dia – que trará uma frase marcante no mundo do futebol, dita por intelectuais, jornalistas, dirigentes, técnicos ou jogadores.
As frases serão retiradas do livro “Futebol em frases” de Cláudio Dienstmann.

Bem vindo, Matheus!

Fim Do Jejum

Por Matheus Macedo

O Botafogo finalmente venceu e deu fim a um jejum de 10 jogos sem vitórias. É verdade que a vitória e a classificação para a próxima fase da copa sul americana vieram de forma sofrida e não se pode dizer que o time jogou bem mas, o que importa é o resultado positivo. Com direito a 5 gols, virada e outras tantas surpresas, o Botafogo não desistiu de buscar o resultado positivo, que era o único que interessava, pois o 0 a 0 levava pra uma disputa de pênaltis e qualquer empate com gols classificaria o Atlético-PR.

O time venceu o Furacão por 3 a 2 e, na próxima fase da competição pega o Emelec, do Equador, pelas oitavas de final.

Foi a primeira vitória de Estevam Soares à frente do Botafogo e, se espera que o treinador consiga finalmente obter uma seqüência de vitórias com o time, que continua na zona de rebaixamento pelo campeonato brasileiro, ocupando a 18ª posição, com apenas 24 pontos e, somente, 4 vitórias no campeonato.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estamos voltando!

Por Leandro Lainetti

A partir de amanhã voltaremos à normalidade. Alguns compromissos pessoais, falta de tempo e computador quebrado andaram atrapalhando.
Só pra não passar batido.

O Vasco venceu novamente ontem e, a cada diz mais, garante sua vaga na Série A.

Botafogo e Fluminense fizeram um clássico tenebroso. O resultado foi ruim para os dois, mas pior para o Flu, que está cada vez mais perto da Série B. Está praticamente lá. Pra mim, já caiu. O Botafogo precisa vencer. Se continuar empatando vai cair junto com o tricolor.

O Flamengo venceu o Sport e, dizem por aí, ainda sonha com o G4. Não me pega.

Seleção Brasileira mais do que classificada e Nilmar dando show. Próximos dois jogos devem servir para experiências.

Liga dos Campeões começou ontem e, amanhã, a cobertura completa da 1° rodada.

domingo, 6 de setembro de 2009

Resumo das ultimas semanas

Por Thiago Mendes

Bom pessoal, depois de um bom tempo sem atualizações, segue um novo post.

Durante esse período de inatividade, aconteceram algumas coisas no mundo do esporte.
Tentarei fazer um breve resumo dos principais acontecimentos.

Fluminense
A fase continua terrível. Renato deixou o clube e deu lugar a Cuca, que estreou com um péssimo resultado, ao empatar com o Náutico no Maracanã. Reforços chegaram, mas ainda não tem previsão de estreia. Quando estiverem 100% pode ser tarde demais. Se é que ainda há luz, ela está bem, mas bem no fim do túnel. Não vejo muitas chances.

Flamengo
Ainda sem poder contar com seus principais jogadores, o técnico Andrade segue com problemas e tendo que enfrentar forte pressão. O time do Flamengo tem qualidade e poderia brigar por melhores posições, que não um singelo 11º lugar. O jogo de hoje contra o Atlético/PR horrível. Digno de sono.

Botafogo
O Botafogo ainda não sabe o que é vencer com o técnico Estevam Soares. O time não é bom e se não acordar tem grandes chances de dar as mãos ao Fluminense e cair para a segunda divisão. Condições de almejar melhores posições na tabela, o Botafogo tem.

Vasco
O Vasco segue tranqüilo na sua caminhada de retorno à série A. Perdeu no Maracanã para o Ceará e ficou apenas no empate contra o Atlético/GO, mas nada que vai fazer com que o Vasco não consiga o acesso. Chamaria de acidente de percurso. Continuo com a opinião de que o Vasco não só se classificará, como será o campeão da série B.

Seleção Brasileira
Quem critica tem que dar o braço a torcer. Dunga tem feito um excepcional trabalho diante da seleção. Venceu a Copa América e a Copa das Confederações. A última vitima foi a Argentina. Jogando no campo dos hermanos, O Brasil passeou e deixou mais de 40 mil pessoas caladas. Sem contar o “técnico” Maradona... Abre o olho Argentina!

Eliminatórias Européias
Portugal, França e Suécia estão sob risco de ficar de fora da copa. A situação mais desesperadora é a de Portugal. A turma de Cristiano Ronaldo tem chances remotíssimas de ir à África do Sul no ano que vem.

Campeonato Brasileiro
São Paulo e Internacional ressurgiram de cinzas e brigam seriamente pelo título. Palmeiras com Vagner Love e Corinthians melhorando, a briga promete ser boa. E o Atlético/MG parece gostar mesmo da fama de cavalo paraguaio.

Copa América de Basquete
Como é bom ver o Brasil renascendo. Depois de crise que parecia ser interminável, o basquete brasileiro começa a se estruturar. Sem os costumeiros problemas extra-quadra e com a experiência e sabedoria de um técnico internacional, a seleção vem jogando bem e decidirá contra Porto Rico a final da Copa América. Devemos lembrar que o objetivo número 1, que era a classificação para o mundial, foi alcançado. O título viria a coroar um bom trabalho. Mas ainda tem muito a melhorar.

Formula 1
O caso Renault, que assustou muita gente, pode ter graves consequências. Nelsinho Piquet, que teria sido ordenado a bater para favorecer Fernando Alonso, companheiro de equipe, pode ter mancha em sua carreira. Caso comprovada a história, ele estará tão errado quanto Flavio Briatore, de quem teria partido a ordem. Existe a possibilidade até de a escuderia Renault ser excluída da principal categoria do Automobilismo.
Ah, já ia esquecendo, Rubinho finalmente conseguiu uma vitória guiando um carro da Brawn.

Mundial de Judô
A participação brasileira foi muito aquém da capacidade dos seus atletas. Nenhuma medalha. Resultado realmente muito ruim. Principalmente ao lembrar que no último mundial o Brasil conquistou 4 medalhas, sendo 3 de ouro.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Uma lenda chamada Usain Bolt

Por Thiago Mendes


A disputa agora é pelo 2º lugar. O ouro já tem dono. Um mito. Um monstro. Quem vê Usain Bolt correndo acha até que é fácil. Ele faz parecer fácil.

Quem esteve no Estádio Olímpico de Berlim nesta última semana acompanhando o mundial de atletismo, foi testemunha da consagração de um verdadeiro campeão.

Antes de correr, Bolt faz graça, brinca, se diverte. Nem parece que vai disputar uma medalha de ouro em um campeonato mundial. Ao seu lado, atletas sérios, concentrados, compenetrados. Parecem tentar descobrir uma fórmula mágica para vencer aquele jamaicano irreverente. Mas não dá. O ouro é dele. Tanto nos 100m quanto nos 200m. Com recorde, é claro, com folga.

A vitória é garantia de mais graça e mais palhaçada, o povo, é claro, se diverte. E é esse povo que, daqui há 20, 30, 40 anos vai poder dizer: Eu vi de perto Usain Bolt.

Ah, já ia esquecendo... Ganhou o ouro também no revezamento 4x100m jamaicano.

O Futebol do Rio de Janeiro Continua...

Por Leandro Lainetti

Caótico. Horroroso. Péssimo. Lastimável. Decepcionante. Escolha estas palavras ou outras tão ruins quanto, para definir o futebol do Rio de Janeiro. Um clube na Série B (mesmo liderando), outros dois na ZR da Série A e, o último, se aproximando perigosamente da mesma.

O Vasco não fez mais do que sua obrigação. Com um elenco equilibrado, de nível médio, com alguns bons destaques individuais e um excelente técnico, o clube, enfim, é o líder da Série B. No último jogo goleou o Ipatinga por 4x0, com direito ao melhor público de todas as divisões do Campeonato Brasileiro (76 mil pagantes e quase 80 mil presentes) e assumiu a ponta. Show do Vasco, sábado, no Maracanã.

Mesmo estádio onde na tarde de domingo ocorreu o inverso.

O Fluminense entrou em campo como lanterna da Série A e, fez um enorme esforço para sair dele com o mesmo status. Tentou e conseguiu. Graças ao goleiro Rafael arrancou um ponto. O Barueri perdeu muitas chances de gol e o placar não saiu do zero. O tricolor continua sem um padrão tático e sem quantidade e qualidade no elenco. Assim não há milagre que resolva. O Flu precisa ganhar 10 jogos. Antes eram 10 em 19, depois 10 em 18 e, agora, 10 em 17. A cada rodada as 10 vitórias permanecem, mas o número de jogos restantes diminui. O caixão está dentro do buraco, só falta jogar a terra em cima.

Enquanto isso, no Pacaembu...

O juiz errava tudo e, Botafogo e Corinthians se jogavam ao ataque em busca dos gols. Ambom conseguiram com sucesso, igualdade, beleza e uma ajudinha do árbitro. Gol de mão, gol em lance de falta inexistente, gol de penalti também inexistente, um verdadeiro show de horrores! O time de Estevam Soares começa a ganhar forma e jogou de igual para igual com o de Mano Menezes, que mesmo desmontado, tem mais qualidade. Mas o Botafogo sempre parece ter medo de ganhar, pode vencer o jogo mas empata. Quando pode empatar, perde. Diferente do Flu, acho que o alvinegro não cai, mas vai brigar até o fim para ficar longe da ZR.

Já o Flamengo alcançou a terceira derrota seguida. Com diversos jogadores machucados e suspensos rodada após rodada, o rubro-negro anda entrando em campo com um time desentrosado e inexperiente. As crias da Gávea entram na fogueira e não conseguem render o mínimo que poderiam. O clube que visava o G4 já pensa em rebaixamento. Os problemas estão longe de acabar. Se David e Aírton voltam na próxima partida, Adriano, Willians e Everton Silva já estão fora. Se a maré não mudar periga os três clubes do Rio ficarem na ZR daqui à algumas rodadas.

Retrato fiel da má administração política e financeira do futebol carioca.

Lamentável.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Seleção Brasileira

Por Leandro Lainetti

Ele está de volta! A única novidade na Seleção Brasileira para os jogos contra Argentina e Chile é o retorno de Adriano, O Imperador. O resto da lista é a mesma de sempre. A única alteração é a convocação de Lucas, devido a lesão de Kléberson.

Dunga continua coerente e mantendo uma base que vem dando certo desde que ele assumiu. Claro que a lista nunca será unânime e sempre sofrerá alguma constestação. Mas, no momento, são poucas as reclamações, até porque os resultados não permitem tanta chiadeira por parte da torcida e imprensa.

Os goleiros são Julio Cesar e Victor.
Os zagueiros continuam na mesma também. Lucio, Juan, Luisão e Miranda.
Na lateral direita tudo resolvido: Maicon e Daniel Alves. Na esquerda, os mesmos jogadores da última partida: André Santos e Filipe.
No meio a Lucas se une a Kaka, Josue, Julio Baptista, Gilberto Silva, Ramires, Elano e Felipe Melo.
No ataque o artilheiro Luiz Fabiano continua com as companhias de Robinho e Nilmar e ganha um rival pela posição, Adriano.

Eu gosto desta lista, mas ainda acho que algumas experiências poderiam ser feitas. Talvez Kléber, atacante do Cruzeiro, Alex, meia do Fenerbache e, um ou outro jogador que não me recordo. Mas acho que essa lista não está fechada e, dentro de um ano, a veremos um pouco modificada.

Quanto a convocação de Adriano, acho que foi mais pela experiência e respeito dos adversários do que propriamente pelo futebol. Ele está jogando bem e vem fazendo os gols, mas talvez ainda não fosse a hora. De qualquer forma também não há um grande atacante para ocupar essa quarta vaga no ataque, então, a convocação é bem vinda. Até porque os argentinos temem Adriano e esse pode ser um fator a favor do Brasil no jogo complicadíssimo que se espera.

Boa sorte à Selção e a Adriano.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Uma chance para recomeçar.

RESUMÃO DO 1º TURNO
Por Thiago Mendes

O Fluminense tem diversos motivos para esquecer o 1º turno do campeonato brasileiro. Em 19 jogos somou apenas 15 pontos. Foram apenas 3 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Desempenho pífio para um clube da grandeza do Fluminense.

Para escapar do pesadelo do rebaixamento, o time terá que fazer campanha três vezes melhor que a realizada até então. Tarefa complicada para um time bastante limitado. A ordem é clara: Esquecer o que passou e focar o futuro para trilhar novos (e bons) rumos na competição.

O time começou bem, vencendo o poderoso São Paulo, no Maracanã. Depois disso alguns empates bobos e uma nova vitória, esta em cima de um de seus rivais, o Botafogo. Parecia que engrenaria. No entanto, uma sequência de maus (para não dizer péssimos) resultados, somados à eliminação na Copa do Brasil, passaram a assombrar o cargo do até então treinador Carlos Alberto Parreira.

Thiago Neves foi embora para a Arábia e, mesmo não tendo atuações brilhantes, fez falta ao time, que ainda sente falta de um homem para armação. A chegada de Ruy deu qualidade (mesmo que pouca) a um dos setores mais carentes do time, a lateral direita.

Para piorar, o artilheiro do time, Fred sofreu uma gravíssima lesão na região da virilha e segue sem data pra voltar. A derrota, em casa, para o Santo André foi a gota d’água que acabou com a demissão do experiente Parreira. Seu auxiliar, Vinicius Eutrópio, assumiu o comando e não resistiu a duas derrotas, uma delas de 4x1 para o Goiás no Maracanã

O Fluminense recorreu então a uma velha solução: Renato Gaúcho assume o tricolor, de novo. Ele, aliás, foi quem deu o aval para a contratação de Roni, jogador que tem mostrado bastante empenho e vontade durante as partidas. Roni vem formando dupla com Kieza, que não havia tido oportunidades com Parreira. Kieza, titular por conta da contusão de Fred, tem marcado gols importantes e é uma das boas revelações do clube neste ano (foi contratado junto ao Americano após o campeonato carioca).


O time chegou a apresentar melhoras, mas a série de resultados adversos continuou até o Flu golear o (fraco) Sport por 5x1.

Na última rodada do turno inicial, quando parecia que embalaria, o Fluminense perdeu no Maracanã um confronto direto que poderia tirá-lo da tão temida zona do rebaixamento. Mas não, O Coritiba passou por cima do time comandado por Renato Gaúcho e afundou o Fluminense em uma crise que parece cada vez mais longe do fim.

O Fluminense precisa vencer 10 vezes em 19 partidas para alcançar o número de 45 pontos, considerados suficientes para livrar uma equipe do rebaixamento.

sábado, 15 de agosto de 2009

O novo Real Madrid

Por Thiago Mendes


Como é bonito de ver esse novo time do Real Madrid jogar. Não é um time pronto e entrosado mas já é possível se encantar com a qualidade técnica destes galácticos.

Me impressiona demais a inteligência e genialidade do Kaká. Não está 100% fisicamente, não está com ritmo de jogo e ainda assim é notável uma diferença para os demais. Vê muito bem o jogo, é solidário e não faz marketing algum, como seu companheiro Cristiano Ronaldo. Não que o português seja ruim, longe disso. É muito habilidoso. Penso apenas que o valorizam mais do que ele realmente é.

Quando juntam-se Kaká, Cristiano Ronaldo, Benzema, Raul, Xabi Alonso e outros, é difícil não se impressionar com o belo e rápido toque de bola.

Ainda se dá ao luxo de ter Robben, Van der Vaart, Sneijder e outros no banco de reservas...

Na marra, Vasco vira e vence a Portuguesa

Por Thiago Mendes




René Simões estreou no comando da Lusa com derrota. Começou vencendo quando, logo aos 4 minutos, Dinei abriu o placar. O jogo era dominado pela Portuguesa, que tocava bem a bola e via um Vasco perdido em campo. A marcação era eficiente e não dava liberdade para os atacantes do time carioca. Foi um primeiro tempo bastante disputado e cheio de alternativas para ambos os lados depois que o Vasco se encontrou na partida.

O segundo tempo foi ainda mais pegado. As duas equipes tiveram chances de marcar. O jogo foi tenso. Reflexo disto foram as quatro expulsões da partida, três da Lusa e uma do Vasco. Aos 11, Gian empatou a partida de cabeça. Com o placar totalmente em aberto as duas equipes buscavam a vitória. Melhor para o Vasco que, aproveitou bem um contra ataque para marcar. Gol de Adriano depois de boa jogada de Elton pela linha de fundo. O cruzmaltino ainda teve um pênalti aos 49, cobrado e convertido por Elton. 3x1 com méritos.

Pra mim, não resta dúvidas que o Vasco subirá para a série A. Digo mais, aposto que será o campeão.

Quanto à Portuguesa, tem grandes chances de obter o acesso. Time para isso tem. Basta trabalhar sério e buscar sempre a vitória.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Resumão do futebol do Rio

Por Thiago Mendes


Amanhã é dia de Fla-Flu no Maraca!

Flamengo e Fluminense vão se enfrentar pela primeira vez em uma competição internacional. A partida é válida pela 1ª fase da Copa Sul-Americana.
O time do Flamengo é melhor, tem mais opções de ataque e jogadores qualificados, além do artilheiro Adriano. O Fluminense está em ascensão, mas ainda segue oscilando bons e maus momentos durante as partidas.
Renato Gaúcho deverá utilizar 11 jogadores considerados reservas, enquanto Andrade pretende entrar com seus titulares. A soma de todos esses fatores dá ao Flamengo o status de favorito para o jogo.



Fim de linha para Ney Franco

Ney Franco não é mais o técnico do Botafogo. Mais uma vez os (maus) resultados derrubaram um treinador no futebol brasileiro. Acertou a diretoria? Só o tempo dirá. A verdade é que o Botafogo, que começou muito mal no campeonato, tinha melhorado e vinha conseguindo bons resultados, até perder para o São Paulo, no Morumbi (o que não é demérito algum). No entanto, o que pode, e deve, ter pesado na demissão de Ney foi um lance o corrido na derrota para o Atlético/PR. Depois de Ney dar a ordem para Lucio Flavio cobrar um pênalti, André Lima pegou a bola e desobedeceu a ordem do treinador. Lance de total descaso com a autoridade e falta de comando. o Atacante desperdiçou a cobrança, o que agravou ainda mais a situação, criando uma grande polemica.

Ney Franco não perdeu tempo e já acertou com o Coritiba que, no domingo, demitiu René Simões após derrota para o Cruzeiro.

O Botafogo deverá acertar com Estevam Soares, treinador do Barueri.



Vasco mira o topo da tabela

Hoje é dia de Vasco na segundona. O Cruzmaltino enfrentará o América/RN, em Natal. A vitória e um tropeço do Atlético/GO darão à equipe de Dorival Junior a liderança da série B. Excelente chance de assumir a 1ª colocação para não sair mais.

O Vasco não está definido, mas deverá ir a campo com: Fernando Prass; Amaral, Vilson e Gian; Alex Teixeira, Nilton (Enrico), Souza, Carlos Alberto e Ramon; Adriano (Robinho) e Elton.



Flamengo bate o martelo: Emerson fica!

Após ser dada como certa a transferência do atacante Émerson para o futebol Árabe, o Flamengo anunciou que o companheiro de Adriano no ataque rubro-negro não sai. O próprio jogador chegou a pensar em desistir da negociação ao ver e ouvir a imensa torcida do Fla pedindo para ele ficar, domingo no Maracanã.
Acertou a diretoria. É difícil ver uma cúpula de futebol recusar um bom dinheiro por um jogador. Os cartolas fizeram as contas e perceberam que o entrosamento de Émerson e Adriano vale mais que o valor oferecido pelos árabes.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Isso sim é Fluminense!

Por Thiago Mendes

Após dois meses sem saber o que é vencer, o Fluminense voltou a sentir o gosto do triunfo. E foi em grande estilo. Vitória por 5x1 para cima do Sport, no Maracanã.

Um resultado como este é para ser comemorado. Pode ser o inicio da reação do tricolor no campeonato brasileiro. Mas, não pode haver euforia. A situação ainda não é boa. Foi somente uma partida.

O Fluminense fez um primeiro tempo impecável. Não perdoou o Sport e tratou de abrir logo 3x0 (Kieza, duas vezes e Roni).

O segundo tempo não teve fortes emoções. Wellington Monteiro fez pênalti infantil, que resultou no gol de Vandinho. Mas Carlos Eduardo marcou um belo gol para tranqüilizar os tricolores. Maicon, de calcanhar, no finalzinho do jogo, ampliou o marcador após linda jogada de Conca.

O que mais marcou na partida de ontem foi o espírito que demonstraram os jogadores do Flu. Muita entrega, dedicação, vontade. Parte dessa força veio da arquibancada. A torcida compareceu e não parou de apoiar o time um minuto sequer. Contudo, o alerta ainda tem que ficar ligado, afinal, o time pernambucano é um time fraco e não ofereceu perigo ao Fluminense.

O Fluminense deixou de ser o último colocado na competição, mas permanece na zona de rebaixamento. Vamos torcer para que a bela vitória de ontem dê força e moral para o time na seqüência de jogos que tem pela frente.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Comentários Pré 17ª Rodada

Por Leandro Lainetti

Jogos de hoje.

Fluminense x Sport
O Fluminense precisa urgentemente da vitória. O Soport também. Após as vitórias de Náutico e Atlético-PR, ontem, a situação dos clubes ficou um pouco mais desesperadora. O Sport vem com 3 desfalques para a partida. Já o Flu conta com o retorno do lateral Ruy. O Flu é o lanterna do campeonato com 11 pontos. O Sport é o vice-lanterna com 13. Quem perder estará perdido. Quem ganhar respira um pouco, muito pouco e, se houver empate, os dois se abraçam e afundam juntos. Jogo nervoso e muito disputado. Pode anotar.

Barueri x Vitória
O Barueri tenta recuperar o bom futebol apresentado até aqui e quebrar a sequência de 4 jogos sem vitória. A equipe baiana também deu uma caída de produção e pretende fazer jogo dura para sair de Bauru com o resultado positivo. Bom jogo na Arena Barueri.

Palmeiras x Grêmio
O Palmeiras tenta se isolar ainda mais na liderança na noite de hoje. Jogando em casa, contra o Grêmio, a equipe de Muricy Ramalho deve partir pra cima. O Grêmio tenta repetir as boas atuações que tem feito em casa, porque quando sai, é um verdadeiro desastre. O clube ganhou apenas 1 ponto fora de casa. Se conseguir jogar como faz no Olímpico, o Palmeiras terá um adversário duríssimo. Senão, atropelará o Grêmio com extrema facilidade. Bom jogo de se ver.

Amanhã, a análise completa da rodada.

Noite Ruim Para Os Cariocas

Por Leandro Lainetti

Uma noite para esquecer. No Serra Dourada, O Flamengo entrou em campo sonolento, sem objetividade e apenas viu o Goiás jogar. Dênis Marques, totalmente sem ritmo, falhou na marcação da bola aérea e Amaral marcou o primeiro do Goiás. Sem um camisa 10 o Flamengo dependia dos chutões pra frente. Nada feito. Kléberson era peça nula em campo. E alguns minutos depois o Goiás chegou ao segundo gol. A bola sobrou na área, Willians ia tirar mas tomou uma cotovelada de Léo Lima na nunca, ojuiz, Héber Roberto Lopes, na frente do lance não viu e o jogador do Goiás fez o segundo. O Fla voltou com duas alterações após o intervalo. Petkovic no lugar de Kléberson e Bruno Paulo no de Dênis Marques. As alterações surtiram efeito e logo com 1 minuto, Adriano sofreu penalti de Rafael Tolói. O juiz não marcou,mas na sequência do lance, outro penalti em Adriano e, sessa vez, ele deu. O próprio Imperador cobrou e diminuiu. O Fla começou a pressionar e, aos 33, Pet fez linda jogada e acertou belo chute no canto de Harlei. 2x2 e festa rubro-negra. Depois do gol o erro. O Fla recuou. Andrade mexeu mal e colocou Lenon no lugar de Fierro. O Goiás veio pra cima e, aos 45, após boa jogada de Léo Lima, Iarley decretou a vitória alviverde. Triste fim para um time que, mais uma vez, entrou em campo dormindo, tomou o gol, mas soube reagir. Hora do Flamengo acordar.

O Botafogo foi ao Morumbi e saiu na frente com o gol de Lucio Flávio, o primeiro dele após o retorno. Pena que a defesa estava em noite pouco inspirada. Primeiro, um penalti infantil do goleiro Castillo em Hugo. Jorge Wágner bateu e converteu. Depois André Dias ganhou fácil a dividida e tocou para Washington, sozinho, fazer o segundo gol. No Segundo tempo o panorama não mudou muito. O Botafogo atacou pouco e o São Paulo diminuiu o ritmo. Mesmo assim chegou ao terceiro gol. Após cobrança de tiro de meta, Borges ganhou a cabeçada e a bola sobrou para Dagoberto. Ele ganhou na corrida e tocou por cobertura, na saída de Castillo. 3x1 e placar sacramentado. Notas tristes para o Bota na partida: as lesões do estreante Michel, do meio-capo Renato e a suspensão de Juninho para a próxima partida pelo terceiro cartão amarelo. O jogo contra o Atlético-PR pode ser complicado e, se o capitão, pode ser mais complicado ainda.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Comentários Pré 17ª Rodada

Por Leandro Lainetti

Jogos de hoje.

Cruzeiro x Atlético-PR
Jogando em casa, contra um time que está no Z4 e com o retorno de Kléber, o Cruzeiro tem tudo para sair do Mineirão com uma boa vitória e subir na tabela. Já o Atlético terá que jogar muito mais futebol do que vem jogando se quiser bater a Raposa nos seus domínios. Gerson Magrão trocou o clube mineiro pelo Dinamo de Kiev, ex-clube do atacante Kléber.

São Paulo x Botafogo
Duelo interessante. E franca recuperação o São Paulo está invicto há 5 jogos e conta com a boa fase de Dagoberto para tentar a vitória. Já o Glorioso está invicto há 7 partidas e tentará mais um bom resultado fora de casa. O Botafogo estará desfalcado de André Lima, suspenso e, Reinaldo, que voltou a sentir o tornozelo. O time carioca deve fazer a estreia do lateral Michel.

Avaí x Santo André
Invicto há 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate o Avaí joga em casa, hoje à noite, contr o Santo André. Ao contráro d adversário, o time do ABC paulista está em má fase. Perdeu 4 e empatou 1 nos últmos 5 jogos. Embalado e dentro de casa, o Avaí vai ser um adversário indigesto para o Santo André.

Goiás x Flamengo
Contando com a presença da sua enorme torcida em Goiania e a provável estreia de Denis Marques, o Flamego espera surpreender o Goiás, fora de casa. Em terceiro lugar, fazendo excelente campanha, o alviverde é um time duríssimo de se ganahr dentro de casa. Julio Cesar e Iarley estão em excelente fase. E Até o desacreditado Léo Lima vem jogando bem. O Goiás apresentou hoje, o atacante Fernandão, que retorna do futebol árabe. Excelente reforço.

Náutico x Corinthians
Depois da boa partida no Maracanã, contra o Flamengo, o Náutico tenta repetir o desempenho para vencer o Corinthians, nos Aflitos. O Timbu está em penúltimo lugar com apenas12 pontos. Já o Timão, vem de 3 resultados ruins e espera acabar com a sequência hoje, com a ajuda do estreante Edu, ex-Valência, que começará o jogo como titular.

Coritiba x Santos
Contando com a estreia de Thiago Gentil (aquele atacante que rodou por muitos clubes e não parou em nenhum), o Coritiba tenta escapar da posição perigosa e que se encontra, perto do Z4. Já a equipe santista, conta com a estreia do ex-Coritiba, o volante Rodrigo Mancha. em décimo segundo, o Peixe tenta subir na tabela para se afastar aindamais da zona de perigo.

Amanhã, os jogos do dia.

sábado, 1 de agosto de 2009

Pra não sair mais!

Por Thiago Mendes

O Vasco entrou em campo sabendo o que precisava fazer: Vencer. Diante de uma rodada com resultados muito favoráveis, uma vitória simples recolocaria o Vasco no tão almejado G4.

O caminho rumo à vitória pareceu facilitado quando, logo aos 3 minutos de jogo, Ramon caiu dentro da área e o árbitro assinalou pênalti (inexistente). Carlos Alberto cobrou com a categoria habitual e abriu o placar.

Depois do gol, o Vasco recuou e o Juventude se lançou ao ataque buscando o empate. No entanto, o time de Caxias do Sul não era preciso e errava demais. O Vasco aproveitou a fragilidade do time da casa para ampliar. Souza arriscou de muito longe e contou com a ajuda do goleiro Juninho (ex-Atlético/MG) e fez 2x0.

Quando o primeiro tempo parecia que ia acabar sem maiores emoções, o bom meio-campo Zezinho, de apenas 17 anos, entrou na área e foi atropelado por Vilson. Pênalti claro bem cobrado por Mendes, que fez o time descer para o vestiário com uma desvantagem menor. 2x1 Vasco.

O segundo tempo foi marcado pela falta de técnica. O jogo foi muito fraco, com pouquíssimas jogadas de inteligência. O Juventude se atirou ao ataque, buscando insaciavelmente o gol de empate, porém faltava qualidade para criar e finalizar as jogadas.

O Vasco buscava as oportunidades nos contra-ataques. E conseguiu. O atacante Adriano desperdiçou excelentes chances para ampliar o placar. Em duas oportunidades a bola tocou na trave e em outra o zagueiro salvou em cima da linha. Faltaram técnica e visão de jogo (em uma das jogadas, Carlos Alberto estava sozinho na marca do pênalti). O Juventude ainda teve um jogador expulso após entrada desleal em Carlos Alberto.

Com o resultado, o Vasco subiu para a segunda colocação (apenas três pontos atrás do líder Atlético/GO).

Bom resultado para um time que jogou um futebol um pouco melhor do que o adversário. Jogo digno de série B. Fraquíssimo.

Com pinta de Fenômeno!

Por Thiago Mendes

Há tanto tempo ser ter um ídolo na natação, o Brasil viu e se emocionou com um novo fenômeno do esporte nacional. César Cielo, de 22 anos, mostrou ao mundo que é, sem sombras de dúvidas, um vencedor.

Após as duas medalhas (ouro nos 50 e bronze nos 100) nas olimpíadas de Pequim, no ano passado, Cielo voltou a mostrar que é um atleta de altíssimo nível. No mundial de esportes aquáticos, que está sendo realizado em Roma, o brasileiro conquistou duas medalhas de ouro, com direito a recorde em ambas.

Nos 100 metros livres, Cielo não só venceu o campeão olímpico Alain Bernard como quebrou o recorde mundial com o tempo de 46s91.

Já nos 50 metros livres, prova em que é especialista, César sagrou-se campeão com o tempo de 21s08, batendo o recorde da competição e o sul-americano.

Cesão, como é chamado pelos amigos, sai da piscina do Foro Itálico consagrado e com milhares de fãs em todo mundo.

Parabéns, Cielo!

Chance boa pra embalar

Por Thiago Mendes

Há dez jogos sem vencer, o Fluminense terá uma nova chance de se reerguer no campeonato brasileiro, neste domingo, contra o Atlético/PR. Com muitos desfalques, o tricolor poderá ter a estreia do atacante Roni – ele deverá começar a partida ao lado de Kieza. A partida será em Londrina, devido a uma punição ao Furacão.

O time comandado por Renato Gaúcho tem apresentado melhoras significativas dentro de campo. Contudo, a vitória ainda não veio: Foram 3 jogos, 2 derrotas e 1 empate.

O lateral direito Ruy volta à equipe após cumprir suspensão. Quem também retorna ao grupo é o atacante Alan, que estava defendendo a seleção sub-20. Marquinho e João Paulo, que levaram o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, são desfalques. O tricolor segue sem poder contar com Fred, Tartá e Cássio, machucados.

Após a saída de Waldemar Lemos, o Atlético terá Riva Carli como interino. Ele não poderá contar com Alex Mineiro e Wallyson, que sentiram lesões durante a semana.

O jogo tem tudo para ser bastante disputado, já que ambas as equipes passam por fase difícil, brigando contra o rebaixamento.

Pedreiras À Vista

Por Leandro Lainetti

Botafogo e Vasco jogam hoje pelas Séries A e B, respectivamente. Ambos estão longe de terem jogos tranquilos. O Vasco encara o Juventude, invicto há 4 jogos, no Alfredo Jaconi, às 16:00, sobre um frio de 2 graus, alambrado colado ao campo, e sem lateral direito. Paulo Sérgio e Fágner seguem machucados e, quem deve ocupar a lateral é o volante Paulinho. Alex Teixeira disse que espera repetir a atuação da última partida, quando foi o melhor jogador da equipe cruzmaltina. Élton tem o seu retorno confirmado após cumprir lesão e Aloísio tem chances de ficar no banco.

Já o Botafogo encara uma das sensações do campeonato, o Barueri. A equipe do interior paulista vem em má fase já que perdeu dois e empatou um, nos três últimos jogos. O jogo está longe de ser fácil. O Barueri costuma sair pro jogo, contra o próprio Internacional, na última partida, perdia por 2x0 e chegou a empatar e é um time muito perigoso. Pelo lado do Fogão, são seis jogos invictos e a motivação de conquistar os três pontos para se afastar cada vez mais da zona da degola. Reinaldo pode voltar ao time titular no jogo de hoje, apesar de André Lima estar na frente pela posição.

Não tem vida fácil hoje para os cariocas. Hora de correr e garantir os três pontos. O Vasco para entrar no G4 da B e o Botafogo para fugir do G4 do mal na A.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Análise da 15ª

Por Leandro Lainetti

Coritiba 2x2 Botafogo
Vide crônica.

Náutico 1x2 Santos
Jogando fora de casa o Santos foi superior e aumentou a crise no time pernambucano. Os gols marcados por Rodrigo Souto e Neymar levaram a equipe santista aos 20 pontos. O Náutico descontou com Gilmar, mas permanece como o lanterna da competição.

Internacional 3x2 Barueri
O Inter conseguiu se recuperar da derroa para o Botafogo e venceu uma das sensações do campeonato. A equipe gaúcha abriu 2x0 com gols de Andrezinho e Alecsandro. O Barueri descontou com um gol contra de Sandro e um gol de Humberto. No fim, Sorondo garantiu o triunfo colorado. Tite agradece.

Goiás 3x0 Atlético-PR
O Goiás não tomou conhecimento do Furacão e sapecou 3x0. A equipe de Hélio Dos Anjos alcançou a quarta vitória seguida e segue subindo na tabela, ocupando agora, a quarta colocação. Gols de Léo Lima, Iarley e Amaral. O Atlético segue na zona de rebaixamento.

Cruzeiro 1x0 Sport
O Cruzeiro continua tentando subir na tabela e venceu o Sport por 1x0, gol de Kléber (sempre ele!). O time mineiro está em décimo quarto e o Sport na ZR. Novidade na Ilha Do Retiro, esta semana, é a chegada do novo técnico, Péricles Chamusca, aquele mesmo, campão da Copa do Brasil de 2004, pelo Santo André.

Palmeiras 1x0 Fluminense
Muricy Ramalho estreou com o pé direito. Num jogo muito disputado venceu o Flu, por 1x0, gol de Diego Souza. O time do Rio parece melhor a cada rodada, mas ainda é muito pouco. Carece de um melhor elenco e, as constantes suspensões e lesões tem atrapalhado a equipe. O Palmeiras é o novo líder e o Flu, vice-lanterna.

Santo André 1x1 Corinthians
O Timão vem perdendo jogadores e, consequentemente, caindo de produção. A equipe voltou a atuar mal e empatou com o Santo André, no interior paulista. Só não perdeu graças a excelente fase do goleiro Felipe, que voltou a salvar o time em lances cruciais. Gols de Marcelinho Carioca e Chicão, respectivamente.

Flamengo 3x1 Atlético-MG
Vide crônica.

Avaí 4x0 Vitória
O Avaí acertou ao manter o técnico Silas, mesmo com um péssimo início de campeonato. O técnico conhece o elenco, conhece o clube e chegou à quinta vitória consecutiva. Foram 13 gols marcados e apenas 2 sofridos nas últimas 5 partidas. O Avaí não para de subir. O vitória tem um time jovem e é natural essa irregularidade. Nada que atrapalhe a boa campanha. Gols de Marquinhos, Luiz Ricardo, Muriqui e Caio.

São Paulo 2x1 Grêmio
O São Paulo começa a dar sinais de recuperação e já está a 5 pontos do G4. A equipe voltou a vencer a conseguiu a terceira vitória seguida. Já o Grêmio segue sua rotina. Vence em casa e perde fora. Nos 7 jogos fora foram 6 derrotas e 1 empate. Assim não dá pra sonhar nem com Libertadores. Gols de Dagoberto(2) e Tcheco.